Warner é processada por lançar Matrix 4 nos cinemas e no HBO Max simultaneamente

Tiago Minervino  - 08 de fevereiro 2022 ás 17h55

A produtora Village Roadshow Entertainment Group, responsável pela co-produção de Matrix Resurrections, quarto título da franquia, foi à Justiça dos Estados Unidos contra a Warner Bros., devido ao fato de o estúdio ter lançado o filme de forma simultânea nos cinemas e em sua plataforma de streaming, HBO Max, o que afetou drasticamente o desempenho do longa nas bilheterias (via Deadline).

Na ação, a produtora alega que a Warner lançou o filme simultaneamente em sua plataforma em uma “tentativa desesperada de sustentar” o HBO Max, mesmo sabendo que isso iria “dizimar o caixa do filme” nos exibidores norte-americanos.

“O único propósito da Warner Bros. em adiantar o lançamento de Matrix Resurrections no streaming era atrair assinantes para seu streaming, pois sabia que o filme seria um grande sucesso, ao mesmo tempo em que sabia muito bem que isso iria dizimar o caixa do filme. A medida também privou o Village Roadshow de qualquer vantagem econômica que a WB e suas afiliadas desfrutariam, especialmente em comparação com um lançamento exclusivamente nos cinemas”, diz a defesa.


Não foi informado o valor da ação pedido pela Village Roadshow. No entanto, além de pedir uma parte no faturamento do estúdio com os assinantes do HBO Max, a produtora também quer saber quais são os planos da Warner para lançamentos futuros de seus filmes.

Matrix Resurrections foi lançado nos cinemas no final do ano passado — nos EUA, o longa chegou simultaneamente também no streaming, e isso despencou a receita do filme, que arrecadou US$ 37 milhões.

Em 2021, a Warner Bros., a fim de atrair assinantes, lançou todos os seus filmes simultaneamente nos cinemas e no streaming nos EUA, o que derrubou o desempenho de praticamente todas as produções, a exemplo de O Esquadrão Suicida, que teve faturamento bem abaixo do esperado.

Até o momento, a Warner Bros. não se manifestou sobre a ação feita pela Village Roadshow.

Matrix Resurrections tem no elenco nomes como Yahya Abdul-Mateen IIJessica HenwickPriyanka ChopraJonathan GroffNeil Patrick Harris, entre outros. O filme está disponível no HBO Max — leia nossa crítica.

Vale destacar que no ano passado a atriz Scarlett Johansson movimentou a indústria cinematográfica ao acionar judicialmente a Walt Disney pelo lançamento simultâneo do filme Viúva Negra nos cinemas e no Disney+, o que lhe acarretou prejuízo financeiro. Posteriormente, a artista e o estúdio entraram em acordo e colocaram um ponto final na briga.