Vídeo mostra criação do icônico golpe de Scorpion em Mortal Kombat

Fernando Giovanetti  - 13 de outubro 2021 ás 18h00

No próximo ano, a franquia Mortal Kombat completa 30 anos. Entretanto, como o game começou a ser trabalhado um ano antes, pode-se dizer que 2021 marca as três décadas do jogo de forma não oficial. E foi pensando nisso, que Ed Boon – um dos principais nomes por trás de MK –, decidiu celebrar o momento divulgando um vídeo dos bastidores da produção envolvendo o personagem Scorpion.

No vídeo, ele mostra o momento em que foi criado um dos movimentos mais famosos do jogo, o “Get Over Here” de Scorpion (interpretado por Daniel Pesina), em que ele atira uma lança que sai da palma de sua mão, atinge o adversário e o traz atordoado para perto de si.

Confira:

No vídeo, gravado em 1992, Boon interrompe uma filmagem de captura de movimento sugerindo o que ele acha que seria um “movimento legal”. O que se segue é um vai e vem que mostra a equipe descobrindo e, ao mesmo tempo, criando o que seria um dos golpes mais icônicos dos games.

Em tweets posteriores, Boon explica que o processo envolveu um pouco mais do que apenas assistir um ninja amarelo fingir que atirava gravetos e como o movimento deveria ser surpreendente para os oponentes, além de rápido, simples e legível. No vídeo ainda é possível ouvir a equipe discutir quantos quadros ele deve ocupar.

As restrições de memória também significavam que quanto menos animações exclusivas a equipe pudesse usar, melhor. Em vez de gravar animações sob medida para cada personagem, Boon fala sobre como eles pegaram emprestados quadros de animações existentes para “remendar” o movimento completo.

Estávamos tão apertados na memória que nem capturamos nenhum movimento para as reações da vítima. Em vez disso, pegamos emprestados os quadros de animação existentes. Você pode nos ouvir falar sobre a reutilização de uma das animações de “knockdown” para quando os oponentes são atingidos pela lança.

O primeiro jogo de Mortal Kombat foi lançado para arcades e somente após o sucesso nos fliperamas que o game ganhou suas versões para Super Nintendo e Mega Drive.