Steam Deck não rodará todos os jogos no lançamento

Fernando Giovanetti  - 09 de setembro 2021 ás 14h00

Segundo James B. Ramey, que preside a Codeweavers – empresa que, juntamente com a Valve, foi a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia que permite jogos nativos do Windows funcionem no novo dispositivo portátil da Steam – certos jogos podem não rodar durante a fase inicial do produto. A expectativa é que 16 mil jogos estejam integrados com o Steam Deck.

Ramey ainda destacou que, apesar de Pierre-Loup Griffais, executivo da Valve ter afirmado que todos os jogos da biblioteca teriam funcionamento normal no portátil, possivelmente se tratava do potencial do console no futuro.

“Acho que ele não estava se referindo, necessariamente, ao suporte desse jogo no Proton — acredito que ele estava dizendo que o dispositivo tem a potência, a placa de vídeo, o RAM e o espaço de armazenamento para oferecer suporte a qualquer jogo disponível“, disse Ramey ao podcast Boiling Steam (via GameSpot).

Além disso, o presidente da Codeweavers destacou que, inicialmente, 16 mil jogos já terão compatibilidade com o Steam Deck e que esse número tende a aumentar com as atualizações “Eu realmente acredito que, como o Proton é um projeto vivo, não é algo estático de qualquer maneira ou forma (…) Então, você verá que, quando o Steam Deck for lançado e o Proton for colocado na plataforma, existirá um número maior de títulos suportados” concluiu.

Apesar do Steam Deck já estar em pré-venda, o dispositivo deve chegar somente em 2022.