Rick and Morty: 9 detalhes e curiosidades da série

Tiago Minervino  - 10 de maio 2021 ás 16h48

Humor ácido misturado com ficção científica e uma pitada especial de filosofia existencialista são alguns dos principais ingredientes capazes de explicar o sucesso estrondoso de Rick and Morty, uma das animações mais assistida em vários países na atualidade.

Disponível na plataforma de streaming Netflix, a animação, que em alguns aspectos lembra a sitcom norte-americana South Park, surgiu como uma espécie de sátira — ou mesmo homenagem — ao icônico duo de protagonistas Doutor Brown e Marty McFly, dos filmes De Volta Para o Futuro, sucessos de bilheteria na década de 1980.

Com uma pegada que remete ao politicamente incorreto, Rick and Morty, criação de Dan Harmon e Justin Roiland, conquistou uma base sólida de fãs. Nas ruas dos grandes centros urbanos, por exemplo, é bastante comum encontrar alguém usando peças dos personagens da animação. A Piticas também é fã da dupla e tem uma coleção completa da série, desde camisetas até canecas e colecionáveis.

Sendo uma obra cheia de sacadas inteligentes, é natural que tenha diversos detalhes escondidos ou segredos dos bastidores. Confira algumas curiosidades bastante peculiares da série:

Fonte: Reprodução

Um misto de inspirações… e eis que nasce Rick and Morty

Conforme salientado acima, a animação de Dan e Justin foi fortemente inspirada pelos filmes De Volta Para o Futuro. Porém, o desenho também teve uma grande contribuição de uma história autoral do próprio Roiland, chamada The Real Animated Adventures of Doc and Mharti.

O roteirista concebeu a história em um mundo de conflitos internos consigo mesmo e acabou submetendo-a a alguns estúdios como forma de brincar com eles, uma vez que se tratava de uma peça considerada “pesada”. O que era uma brincadeira acabou dando mais do que certo e, após alguns filtros, o enredo acabou sendo adaptado à proposta para a criação de Rick a Morty.

Sabe o arroto do Rick? Então…

Os fãs do anime sabem que uma das características mais marcantes da série é o hábito pouco higiênico que Rick tem de arrotar. A ideia para incluir o arroto ao personagem, entretanto, não constava no roteiro original e surgiu após um erro cometido por Roiland enquanto ele gravava as vozes de sua própria animação.

Mistério desvendado: afinal, o que há na garrafa de Rick?

Uma teoria aqui, outra acola, mas a solução para os questionamentos sobre qual o conteúdo existente dentro da garrafa de Rick é mais simples do que muitos fãs podem supor: vodca. A revelação foi feita por Harmon.

O maior medo de Rick

Em um dos primeiros episódios da primeira temporada da série, o parceiro de Morty acaba transparecendo qual seu maior medo e, pasmem, Rick tem um genuíno medo de piratas.

Fonte: Reprodução

A origem do bordão “Wobba Lubba Dub Dub”

O icônico bordão de Rick, “Wobba Lubba Dub Dub”, nasceu de uma tentativa falha dos produtores de reproduzir uma das falas de Larry ou Moe, de Os Três Patetas, que dizem “wub wub wub”. Porém, na hora de gravar a frase saiu de outro jeito, que acabou se tornando uma das características da série.

Trilha sonora selecionada a dedo por Justin

Não é apenas a história cativante que torna Rick and Morty uma série de sucesso, mas, também, sua trilha sonora. As músicas escolhidas para os episódios da animação são selecionadas a dedo pelo roteirista Justin Roiland, que busca incluir apenas canções das quais ele é muito fã. O roteirista, aliás, já declarou publicamente em entrevista que seu gosto musical é bastante “variado”.

Planos frustrados por um fã

Inicialmente, Dan e Justin pretendiam incluir um segredo misterioso na primeira temporada de Rick and Morty, mas eis que os roteiristas acabaram tendo seus planos frustrados por um fã da animação que conseguiu antecipar o mistério e fez questão de expor sua teoria no Reddit.

Total liberdade de criação

Uma das fórmulas para o sucesso do desenho é a total liberdade que seus criadores têm para produzir todos os episódios do desenho, sem precisarem se preocupar com os censores por causa do humor ácido e de algumas piadas mais polêmicas inseridas nos personagens.

Fonte: Reprodução

Desenhos com características de genitálias

Os fãs mais observadores já devem ter percebido que imagens similares às partes íntimas de homens e mulheres são comuns nos episódios da série. Em um livro que fala sobre as artes do seriado, a equipe de Rick and Morty explica como essas cenas são colocadas no ar sem que sofram algum tipo de censura.

“A equipe de arte aprendeu logo no começo que, para conseguir a aprovação da emissora para mostrar todas essas coisas arriscadas, nós simplesmente tínhamos que garantir que não fossem coloridas com o tom da pele. É a velha regra da cor. Então se a cara de um alienígena parece com uma vagina ou com bolas, contanto que a gente coloque na cor azul, não tem problema”, afirma.


As quatro temporadas de Rick and Morty estão disponíveis na Netflix.