Personagem de Overwatch vai mudar de nome após crise na Blizzard

Fernando Giovanetti  - 27 de agosto 2021 ás 18h00

Após a crise envolvendo denúncias de assédio e discriminação dentro da Blizzard, que culminou na demissão de diversos líderes do quadro da empresa, a comunidade passou a exigir que o personagem Jesse McCree, de Overwatch, tivesse seu nome alterado, por ser uma homenagem a um destes colaboradores. O funcionário em questão era o líder de game design de Diablo 4.

Desta forma, a Blizzard veio a público nesta quinta-feira (26) para anunciar que o pedido havia sido atendido, e que a alteração no nome vem para “melhor representar o que o Overwatch significa”.

Embora sem data para a nova nomeação, um novo arco narrativo que envolveria o personagem em setembro, foi adiado.

Segundo o Washington Post, personagens de outras franquias que homenageiam os colaboradores envolvidos no escândalo também terão seus nomes trocados. Além disso, a empresa manifestou mais cautela para este tipo de referência.

Confira a nota da Blizzard na íntegra:

O universo de Overwatch foi feito pensando em inclusão, igualdade e na esperança de construir um futuro melhor. Essas são as ideias centrais do jogo e da equipe de Overwatch.

Para refletir melhor o fato de que Overwatch é a criação de uma equipe e reforçar que este é um mundo fictício e notavelmente diferente da realidade, a partir de agora, os personagens do jogo não terão nomes de funcionários da empresa. Assim, vamos mudar o nome do personagem que conhecemos como McCree. Essa mudança acontecerá no jogo e em todos os conteúdos daqui para a frente.

Sabemos que qualquer mudança em um personagem tão querido e central do jogo leva tempo para ser bem desenvolvida, e compartilharemos as atualizações conforme nosso trabalho avançar. Nós planejávamos lançar um arco narrativo em setembro com uma nova história e novo conteúdo no jogo, no qual McCree era uma peça fundamental. Como queremos inserir essa mudança nesse arco, adiaremos essa história para algum momento posterior deste ano e, em seu lugar, lançaremos um novo mapa de TCT em setembro.

Já estamos trabalhando nessas atualizações e elas fazem parte do nosso compromisso constante com a honestidade e com as mudanças necessárias para um futuro pelo qual vale a pena lutar. Sabemos que mais vale agir do que falar, e esperamos mostrar para vocês nosso comprometimento com a qualidade da experiência de jogo de Overwatch e com a evolução da nossa equipe.

Overwatch é um jogo desenvolvido pela Blizzard Entertainment e Iron Galaxy, e pode ser jogado no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (Microsoft Windows).