Os games mais marcantes dos anos 2010

Fernando Giovanetti  - 06 de maio 2021 ás 15h51

O período de 2010 a 2019 foi importante para o desenvolvimento da indústria dos videogames. Muitos títulos importantes surgiram para mudar a forma como o mundo enxergava esse segmento.

O que antes era feito apenas para crianças e adolescentes, passou a atender também o público adulto, o que transformou o segmento de videogames em um dos mais consolidados do mundo.

Por isso, relembre abaixo os games mais marcantes dos anos 2010:

Fonte: Divulgação

The Elder Scrolls V: Skyrim (PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch)

Desenvolvido pela Bethesda e lançado em 2011, The Elder Scrolls V: Skyrim foi um marco para toda uma geração. Com uma ótima trilha sonora, um mapa cheio de vida e diversas missões paralelas, o game virou referência na categoria RPG.

Recentemente foi anunciada a sua continuação The Elder Scrolls VI, que ainda não tem previsão de lançamento.

Fonte: Divulgação

Dark Souls (PS3, Xbox 360)

Lançado em 2011, pela Bandai Namco, Dark Souls é considerado por muitos um dos jogos mais difíceis da época. O game ousou ao trazer um sistema desafiador em um nível extremo, com chefões e enigmas que chegam a frustrar quem joga em diversos momentos.

Hoje, o título é tido como inspiração pra diversos jogos, como o recente Star Wars Jedi: Fallen Order, além de possuir uma franquia consolidada com diversos títulos, como Dark Souls III e Bloodborne.

Os games mais marcantes dos anos 2010
Fonte: Divulgação

Minecraft (PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, New Nintendo 3DS, Nintendo Switch, iOS, Android)

Um dos jogos mais importantes da década, Minecraft revolucionou a indústria. Além de estimular a criatividade dos players com seu vasto inventário e mundo aberto, o game é superacessível, podendo ser jogado em diversas plataformas, incluindo tablets e celulares.

Minecraft foi lançado em 2011, pela Mojang,e continua sendo um dos mais jogados do momento. Muito desse sucesso se deve aos criadores de conteúdo, que continuam fazendo vídeos e live streams com novos universos e histórias.

Os games mais marcantes dos anos 2010
Fonte: Divulgação

The Witcher 3: Wild Hunt (PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch)

The Witcher 3: Wild Hunt é um daqueles jogos que te fazem nunca mais querer parar de jogar. Com uma história cativante e uma ótima jogabilidade, o título ainda é considerado por muitos um dos melhores RPGs já feitos.

The Witcher 3 foi lançado em 2015, pela CD Projekt Red, e recebeu o prêmio de Jogo do Ano na época.

Os games mais marcantes dos anos 2010
Fonte: Divulgação

God Of War (PS4)

A jornada de Kratos é um sucesso desde o seu primeiro game, lançado em 2005, porém, não dá pra negar o sucesso do último jogo da franquia, de 2018, que levou o prêmio de Jogo do Ano para a desenvolvedora Santa Monica Studio.

O título conta com uma história incrível e um universo repleto de missões, itens e puzzles que valem as horas passadas na frente do videogame. Além disso, o jogo buscou se diferenciar dos antecessores, trazendo uma nova dinâmica, fugindo do formato hack ‘n’ slash e investindo na narrativa.

O game possui um enredo bem maduro, o que pode agradar ao público mais adulto. Inclusive, o ator Antônio Fagundes de 72 anos, se declarou fã do game e creditou ao God of War uma semana inteira sem dormir.

Os games mais marcantes dos anos 2010
Fonte: Divulgação

Red Dead Redemption (PS3, Xbox 360) e Red Dead Redemption 2 (PC, PS4, Xbox One)

O primeiro jogo foi lançado em 2010 e já levou o Jogo do Ano. Com um mapa enorme e uma história cheia de reviravoltas, Red Dead Redemption é um título completo.

Tanto que, na sequência lançada em 2018, a desenvolvedora Rockstar Games não poupou esforços para trazer uma experiência polida, que rodasse nas principais plataformas e cheio de inovações que seu antecessor não possuía, como customização completa do personagem e vínculo com o cavalo.

Red Dead Redemption 2 possui um enredo digno de cinema e é exemplo até hoje de desempenho e qualidade para outras desenvolvedoras.

Os games mais marcantes dos anos 2010
Fonte: Divulgação

Fortnite (PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS, Android)

Lançado em 2017 pela Epic Games, Fortnite se agarrou na onda battle royale e não parou mais, se tornando o mais jogado e assistido das plataformas no mundo todo.

O game oferece uma ótima estrutura multiplayer, com temporadas e passes de batalhas. Além disso, continua cativando seus jogadores com novos itens e parcerias com celebridades, como O DJ Marshmello e o jogador de futebol Neymar. Ambos estão presentes como personagens no jogo.

No cinema, o jogo ganhou a atenção até do poderoso Deus do Trovão, Thor, em Vingadores: Ultimato.

Fonte: Divulgação

Grand Theft Auto V (PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One)

Grand Theft Auto V, ou apenas GTA V, é sucesso absoluto de críticas e vendas. O jogo lançado em 2013 pela Rockstar Games é o mais lucrativo da indústria dos games.

Contando com uma campanha solo completa e um multiplayer online que permite que os jogadores explorem cada nuance do game, do cenário e de suas funcionalidades, o título é facilmente um dos mais marcantes da história dos videogames.

Os games mais marcantes dos anos 2010
Fonte: Divulgação

The Last of Us (PS3, PS4) e The Last of Us Part II (PS4)

Criada pela Naughty Dog a franquia The Last of Us se diferencia da grande maioria citada acima. O foco da série não é dar um mundo vasto para explorar, mas sim te entregar uma narrativa que chega a dar inveja em diretores de Hollywood.

Os jogos entregam tudo que prometem e nos deixam com gostinho de “quero mais”. Tudo isso através de um enredo bem construído, um mundo imersivo e personagens carismáticos e com grande profundidade. Sem dúvidas um marco para a última década.

The Last of Us foi lançado em 2013, com uma DLC, Left Behind, em 2014. O seu sucessor The Last of Us Part II foi publicado em 2020.


Esses, com certeza, são aqueles tipos de jogos que valem tirar um tempo para relembrar suas histórias. E aproveite, porque ainda dá tempo de conferir estas obras primas!