Os 10 melhores longas-metragens dos animes

Fernando Giovanetti  - 21 de março 2022 ás 12h00

A contribuição dos animes para o riquíssimo cinema japonês é indiscutível. Além de dar vida a diversos livros e mangás, ainda encantam pela delicadeza de seus traços e pelos enredos profundos, inclusive em longas-metragens mais voltados ao público infanto-juvenil.

E pensando em tantas histórias que já foram contadas, confira abaixo a lista definitiva que o Pitinews preparou com os 10 melhores filmes dos animes.

Vale notar que, por motivos óbvios, nesta lista não consta com os clássicos do Studio Ghibli, que mereceu um artigo dedicado exclusivamente às suas obras!

Vamos à lista:

Cowboy Bebop: O Filme | Cowboy Bebop: Tengoku no Tobira (2001)

Os 10 melhores longas-metragens dos animes
Reprodução/Netflix

Dirigido por Shin’ichirô Watanabe, é um western de ficção científica – assim como a série original –, que acontece entre os episódios 22 e 23 da ordem cronológica e foi produzido pelo estúdio Sunset.

Spike, Faye Valentine, Jet Black, Edward e Ein têm de seguir o rastro de um terrorista que planeja utilizar um vírus mortal contra a população de marte.

The End of Evangelion (1997)

Os 10 melhores longas-metragens dos animes
Reprodução/Netflix

Produzido pelos estúdios Production I.G e GAINAX, e com direção de Hideaki Anno, o longa é considerado pela revista Time Out como um dos 100 melhores filmes animados de todos os tempos, além de ter levado o Animage Anime Grand Prix de 1997.

O final alternativo para Neon Genesis Evangelion mostra uma versão ainda mais dramática do intensa dos acontecimentos finais da série e é parada obrigatória para os fãs da obra.

A Garota que Conquistou o Tempo | Toki o Kakeru Shōjo (2006)

Reprodução/Netflix

O filme de Mamoru Hosoda ainda conta com a ilustração dos personagens feita por Yoshiyuki Sadamoto (Neon Genesis Evangelion) e mistura drama, aventura, romance, comédia e ficção científica.

No longa, a jovem Mokoto descobre que pode viajar no tempo e usa este poder para consertar os erros e problemas do passado. Entretanto, a garota descobre que isso pode ter grandes consequências e, por isso, A Garota que Conquistou o Tempo é um filme que destaca o peso das escolhas que as pessoas fazem na vida.

As Crianças Lobo | Ōkami Kodomo no Ame to Yuki (2012)

Reprodução/Madhouse

O filme vencedor do Japan Academy Prize de 2013, que também conta com a dobradinha Mokoto/Sadamoto, é um romance produzido pelo Studio Chizu, que trabalhou na animação em parceria com a Madhouse

Em Ame to Yuki, Hana apaixona-se por um homem-lobo. Juntos, eles têm dois filhos meio-lobisomens: Yuki, a mais velha, e Ame, a mais nova. Logo após o nascimento da caçula, o pai desaparece e é encontrado morto de forma misteriosa. Hana toma a decisão de mudar-se para uma cidade rural, onde pretende continuar a cuidar das duas crianças-lobo longe de olhares curiosos.

Perfect Blue (1997)

Os 10 melhores longas-metragens dos animes
Reprodução/Netflix

O premiado filme de Satoshi Kon é baseado no romance de mesmo nome de Yoshikazu Takeuchi e influenciou duas produções americanas: Réquiem Para um Sonho (2000) e Cisne Negro (2011) – ambos de Darron Aronofsky, que, inclusive, comprou os direitos de imagem de Perfect Blue para reproduzir a cena na banheira do primeiro filme.

O longa conta a história de Mima Kirigoe, que deixa sua famosa banda de J-Pop, chamada CHAM!, para se dedicar à carreira de atriz. Conforme sua nova profissão se desenvolve, a protagonista entra em um drama psicológico e colocando em xeque sua moralidade.

Cinco Centímetros por Segundo | Byõsoku 5 Senchimetoru (2007)

Reprodução/CoMix Wave

Além de um excelente filme, Cinco Centímetros por Segundo ainda é um dos melhores animes para chorar até soluçar. É um drama de Makoto Shinkai e produzido pela CoMix Wave.

O filme narra a história de Takaki e Akari (que se muda para outra cidade) e mostra o desafio do casal de amigos em se manterem próximos, mesmo com a distância e por vezes quase perderem o contato.

Ghost in the Shell (1995)

Os 10 melhores longas-metragens dos animes
Reprodução/Netflix

Um dos pioneiros dos animes do estilo Cyberpunk, Ghost in the Shell ainda mistura ação, aventura, ficção cientifica e robôs gigantes. O filme é dirigido por Mamoru Oshii em parceria com o Production I.G.

O mundo, em 2029, se tornou um local altamente informatizado, a ponto de os seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu cyber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko Kusanagi é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, responsável por combater o crime.

Akira (1988)

Os 10 melhores longas-metragens dos animes
Reprodução/Netflix

Não só um excelente longa metragem, Akira é também um dos melhores animes dos anos 80. Dirigido por Katsuhiro Otomo e produzido pelo Tokyo Movie Shinsha, é mais um cyberpunk que mistura ação e ficção científica. A relevância do filme é tanta, que diversas animações ainda prestam homenagens à obra através de releituras da clássica cena da derrapagem de moto.

Shotaro Kaneda é um punk que vive em um Japão destruído após uma terceira guerra mundial causada pela criança Akira e seus poderes sobrenaturais. O filme ainda carrega diversas críticas sociais.

A Voz do Silêncio | Koe no Katachi (2016)

Reprodução/Netflix

Baseado no mangá de mesmo nome, A voz do Silêncio é um drama/romance escolar dirigido por Naoko Yama e produzido pela Kyoto Animation.

O filme gira em torno de Shōko Nishimiya, uma estudante que sofre de surdez. E ao mudar de escola, acaba sofrendo bullying dos novos colegas.

Your Name | Kimi No Na Wa (2016)

Os 10 melhores longas-metragens dos animes
Reprodução/CoMix Wave

Escrito e dirigido por Makoto Shinkai e produzido pela CoMix Wave Films, o romance Your Name venceu mais de 15 importantes prêmios. O mais recente deles, o Crunchyroll Anime Awards, de 2018.

Mitsuha é a filha do prefeito de uma pequena cidade, mas sonha em se mudar para Tóquio. Enquanto Taki trabalha em um restaurante na metrópole e deseja largar o seu emprego. Apesar de não se conhecerem, suas histórias estão destinadas a se cruzarem.


Depois deste apanhado, é hora de conhecer cada uma destas obras. Você não vai se arrepender.