Morre, aos 82 anos, o ator Sérgio Mamberti, o Dr. Victor do Castelo Rá-Tim-Bum

Tiago Minervino  - 03 de setembro 2021 ás 13h00

Morreu, nesta sexta-feira (3), o ator, diretor, produtor e artista plástico Sérgio Mamberti, aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital da rede Prevent Sênior, em São Paulo.

A morte foi confirmada pelo filho do famoso, Carlos Mamberti, que relatou, ainda, que o pai estava intubado, com uma infecção nos pulmões, e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Sérgio Mamberti construiu uma carreira sólida nas artes cênicas do país, e um de seus maiores destaques foi como Dr. Victor no programa infanto-juvenil Castelo Rá-Tim-Bum.

Ele estreou nos cinemas em 1966 com a comédia Nudista à Força, de Victor Lima. Entre outros sucessos nas telonas constam O Bandido da Luz Vermelha (1968), Toda Nudez Será Castigada (1973) e A Hora da Estrela (1985.

Na TV, o ator participou de várias novelas, com destaque para As Pupilas do Senhor Reitor (1970), Vale Tudo (1988), Anjo Mau (1998), O Profeta (2007) e Sol Nascente (2016).

Politicamente ativo, o artista era filiado ao PT e chegou a ocupar cargos públicos durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), secretário de Políticas Culturais e secretário de Música e Artes Cênicas.

Sérgio Mamberti nasceu em 22 de abril de 1939, em Santos, no litoral de São Paulo. Em 1964 ele casou com Vivien Mahr, com quem teve três filhos: Duda, Fabrício e Carlos.

Após a morte de Mahr em 1980, ele se relacionou com Ednaldo Torquato, com quem viveu juntos durante 37 anos, até a morte dele em 2019.

Discreto em sua vida pessoal, Sérgio Mamberti falou abertamente sobre sua bissexualidade na autobiografia Sérgio Mamberti: Senhor do meu Tempo, escrita com o jornalista Dirceu Alves Jr., lançada neste ano.

Famosos lamentam morte

Nas redes sociais, anônimos, políticos e famosos lamentaram a morte de Sérgio Mamberti, inclusive alguns integrantes do Castelo Rá-Tim-Bum.

“Raios e trovões! Descanse e brinque aí nas estrelas, Dr, Victor. Tenho certeza que você será muito bem recepcionado por Etevaldo, pelo Mau e pelo Porteiro”, escreveu Luciano Amaral, intérprete de Pedro no Castelo.

Veja outras reações dos famosos e políticos: