Microsoft revela carta de quanto tentou comprar a Nintendo

Fernando Giovanetti  - 26 de novembro 2021 ás 16h00

Após o lançamento do museu virtual do Xbox, como comemoração aos 20 anos do console, a Microsoft continua com ações para celebrar a data. Desta vez, a empresa decidiu revelar detalhes da vez em que a companhia tentou adquirir a Nintendo.

Tudo começou com os projetos para o lançamento do Xbox. A Microsoft temia que não houvesse jogos para o console. Eis que o vice-presidente Rick Thompson decide escrever uma carta para a Nintendo manifestando interesse em comprar a empresa japonesa.

Segundo Kevin Bachus, executivo da Microsoft, após a entrega da carta, a reunião foi um desastre: “Imagine alguém rindo de você por uma hora. Foi esse tipo de reunião”, destaca.

A carta não foi mostrada inteiramente pela Microsoft, mas pode ser conferida abaixo:

É possível ver que o encontro dos executivos da Microsoft seria com o presidente Hiroshi Yamauchi e lendário designer Genyo Takeda. O que não fica explicado é se foi exatamente esta reunião que acabou em mais de uma hora de risos, mas o texto ainda cita “preocupações do senhor Takeda com a parceria” e “ajudar a fazer do Dolphin (que viria a ser o Game Cube) o melhor videogame”.

O Xbox, o primeiro console da marca, foi lançado em 15 de novembro de 2001. Já o mais recente, o Series X|S, chegou em 10 de novembro de 2020.