Luis Gustavo, o Vavá de Sai de Baixo, morre aos 87 anos

Tiago Minervino  - 20 de setembro 2021 ás 13h00

Um dos principais nomes da TV brasileira, o ator Luis Gustavo morreu aos 87 anos neste domingo (19), em decorrência de complicações provocadas por um câncer no intestino. A informação foi confirmada pela família do artista.

Luis Gustavo iniciou sua carreira na televisão na novela Beto Rockfeller, na extinta TV Tupi, da qual ele foi protagonista — a trama é considerada revolucionária por mudar a forma como se fazia telenovelas na época.

Ao longo de sua carreira, o artista estrelou diversas produções na TV Globo e foi na emissora carioca que ele deu vida ao seu personagem mais icônico, o Vavá na comédia Sai de Baixo. Além disso, ele protagonizou a primeira versão de Ti Ti Ti (também participou do remake), deu vida a Juca Pirama em O Salvador da Pátria, e o memorável Mário Fofoca de Elas por Elas.

Em 1967, o famoso foi premiado como melhor ator de teatro pela Associação Paulista de Críticos de Teatro (APCT) por sua atuação na peça Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos. Seus papéis mais recentes nas telinhas foram nos seriados Brasil a Bordo e Malhação: Vidas Brasileiras.

Filho de pais espanhóis, Luis Gustavo nasceu em Gotemburgo, na Suécia, em 2 de fevereiro de 1934, mas mudou para o Brasil ainda criança. Ele era casado com Cris Botelho e tinha dois filhos: Luis Gustavo de um relacionamento com Heloísa Vidal, e Jéssica do casamento com a atriz Desireé Vignolli.

Em seu perfil no Instagram, Jéssica Vignolli Blanco homenageou o pai. “Obrigada por tudo, meu amor! Que você descanse agora como merece e seja muito bem acolhido por todos os anjos que te guardam e com todos os aplausos que você conquistou! A vida é mesmo apenas um beijo”.