Lucasfilm contrata youtuber que melhorou o rosto de Luke em The Mandalorian

Fernando Giovanetti  - 27 de julho 2021 ás 16h00

A Lucasfilm contratou do youtuber Shamook, conhecido por seu vídeo de onde melhora a qualidade visual de Luke Skywalker (Mark Hamill) na série The Mandalorian (via IndieWire).

A técnica, conhecida como deep fake, é uma “mídia sintética em que o vídeo de uma pessoa ou imagem existente é substituída pelo rosto de outra pessoa, com o uso de poderosas técnicas de machine learning e inteligência artificial”, segundo o próprio youtuber.

Confira:

O vídeo, postado em dezembro de 2020, já conta com mais de duas mil visualizações. Nele, o youtuber sobrepõe sobre o rosto de Mark Hamill rejuvenescido uma nova camada de efeitos, deixando o aspecto do ator ainda mais natural.

Além da qualidade do trabalho, Shamook surpreendeu ao afirmar que todo este trabalho levou apenas quatro dias e que, segundo ele, com o material bruto em mãos conseguiria aperfeiçoar ainda mais a imagem.

A notícia foi confirmada pela Lucasfilm em nota:

A Industrial Light and Magic (ILM) está sempre buscando por talentosos artistas e de fato contratou o artista que é conhecido pela persona on-line ‘Shamook’. Ao longo dos últimos anos, a ILM tem investido tanto em machine learning quanto Inteligência Artificial como formas de produzir efeitos visuais envolventes e tem sido incrível ver isso ganhando força conforme as tecnologias avançam.

Outro vídeo muito popular de Shamook é a utilização da técnica para rejuvenescer Robert DeNiro em O Irlandês (2019), de Martin Scorsese.

As duas temporadas de The Mandalorian estão disponíveis no Disney+.