Loki: quem é Alioth?

Livia Jurkowitsch  - 13 de julho 2021 ás 12h00

O quinto episódio de Loki, “Jornada ao Mistério”, expandiu ainda mais o universo que a Marvel vem criando desde 2010, tanto nos cinemas quanto nas plataformas de streaming. Neste capítulo, o protagonista é enviado para um lugar chamado Vazio, ou podemos chamar também de fim dos tempos, e lá ele se depara com uma criatura muito peculiar: Alioth, uma nuvem enorme com “rosto” de esqueleto animal, que, por onde passa, causa destruição e morte. Este é, supostamente, o grande guardião da Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês), mas quem é essa entidade?

Alioth apareceu primeiro nos quadrinhos, como uma nuvem roxa com olhos vermelhos e uma boca enorme, e sempre foi uma figura ligada a histórias temporais da Marvel. Sua primeira aparição foi em Avengers: The Terminatrix Objective, em 1993, sendo a primeira entidade a conseguir sair da sua linha temporal e não depender de mais nenhuma outra para viver. Ou seja, ele foi a primeira variante. Em suas histórias, Alioth sempre está muito ligado a Kang, o Conquistador. Os dois não se gostam muito e o vilão já teve que criar barreiras temporais para que a criatura não entrasse em seus domínios.

Fonte: Reprodução/Marvel

Alioth é capaz de criar distúrbios temporais e devastação através de diversas dimensões. Seu tamanho varia de acordo com a quantidade de massa que consome e ele é capaz de absorver realidades inteiras e as suas adjacentes. Pode criar energia temporal e impedir viagens no tempo. Nada melhor para guardar um lugar como o Vazio, não é mesmo?

Na série, Alioth é o grande guardião do Vazio, mas, assim como Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sophia Di Martino) previram, ele não era a ameaça real por trás da TVA, servindo apenas como o “cão de guarda” que tem como missão: não deixar nenhuma variante escapar do Vazio. A aparição da entidade gerou diversas teorias entre os fãs, a mais comentada delas seria de que o real vilão da série é na verdade Kang. Porém não podemos esquecer que as vezes referências são apenas referências, então temos que esperar para ver quem realmente estará por trás dos planos da TVA.

Fonte: Reprodução/Marvel

Loki está disponível no Disney+. O sexto e último episódio vai ao ar nesta quarta-feira, 14 de julho.