Listão: Os filmes mais marcantes do início dos anos 1990

Denis Le Senechal Klimiuc  - 14 de fevereiro 2022 ás 12h02

Viajar no tempo costuma ser uma das melhores vantagens do cinema e, não à toa, é uma das características dos filmes dos anos 1990, sobretudo aqueles que marcaram época ao contarem histórias que criaram legiões de fãs.

Pensando nisso, criar um listão é uma tarefa difícil, afinal, há muitos filmes inesquecíveis dentro de uma década que merecem ser apreciados, não é verdade? Mas a missão foi cumprida e, para te ajudar com isso, foram listados os filmes que marcaram o início dos anos 1990.

1. Esqueceram de Mim (1990)

Reprodução/20th Century Studios

Clássico da Sessão da Tarde, Esqueceram de Mim também faz parte do Natal de muita gente e conta com uma interpretação inspirada de Macaulay Culkin, ídolo mirim da época.

Além disso, faz qualquer encontro familiar valer muito mais a pena a partir do momento em que dois ladrões do calibre de Daniel Stern e Joe Pesci aparecem em cena. É o tipo de filme que vale revisitar pelo menos uma vez por ano.

2. Edward Mãos de Tesoura (1990)

Listão: Os filmes mais marcantes do início dos anos 1990
Reprodução/20th Century Studios

A fábula de Tim Burton sobre uma criatura feita à imagem e semelhança do homem poderia ser tenebrosa, como sua grande inspiração, Frankenstein, mas este já clássico do diretor é tão sensível quanto seu protagonista, Edward (Johnny Depp).

Aqui, uma revendedora Avon (Dianne Wiest) resgata a criatura com mãos de tesoura e, em uma trama tão divertida quanto tocante, o diretor consegue trazer autenticidade única a quem assiste a este filme, além da maravilhosa trilha sonora de Danny Elfman.

3. O Poderoso Chefão: Parte III (1990)

Reprodução/Paramount Studios

O desfecho da família Corleone ficou dividido entre público e crítica, o que significa que é impossível esquecer do mergulho que Coppola e Al Pacino fizeram com esse material.

Ou seja, tem emoção, ar de clássico e trilha sonora impecável, com direito a uma viagem deliciosa à Itália e ao mundo da máfia de lá como o cinema nunca mais mostrou. Vale assistir a todos de uma tacada só.

4. O Vingador do Futuro (1990)

Listão: Os filmes mais marcantes do início dos anos 1990
Reprodução/TriStar Pictures

Uma viagem completamente louca, com direito a muita violência, um Arnold Schwarzenegger pirado e a direção de Paul Verhoeven, mestre em levar o espectador a filmes intensos, como Robocop – O Policial do Futuro (1987).

De quebra, você vai mergulhar em uma ficção científica como não se faz mais – aliás, a refilmagem de 2012 não é ruim, mas não conseguiu captar a essência deste. Merece uma sessão com amigos parar rir e comentar.

5. Os Bons Companheiros (1990)

Reprodução/Warner Bros. Pictures

Scorsese é mestre da sétima arte, e ele fez tantos clássicos que é uma proeza e tanto conseguir se destacar ainda mais, como fez com este Os Bons Companheiros. Mas ele conseguiu e o filme tem quase três horas!

Como? Simples! Uma história sobre máfia, dinâmica, com um protagonista pirado e um coadjuvante que jamais sairá da memória – aliás, Joe Pesci se tornou especialista nisso, não é verdade?

6. Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

Reprodução/Paramount Studios

Quem não soluçou ao som de “Unchained Melody” enquanto assistia à linda história de amor de Ghost: Do Outro Lado da Vida? Pois é, este é um verdadeiro clássico, cuja afinação do elenco é uma de suas melhores qualidades.

Pois Patrick Swayze estava mais charmoso do que nunca, Demi Moore trazia a empatia como ápice de sua interpretação e, é claro, Whoopi Goldberg exalava seu inesquecível timing cômico como a vidente charlatã que, na verdade, via mesmo gente morta.

7. Uma Linda Mulher (1990)

Listão: Os filmes mais marcantes do início dos anos 1990
Reprodução/Disney

Por falar em música clássica que emocionava, a deste filme é sinal de que comédias românticas podem, sim, ser clássicos do cinema. Por isso, Pretty Woman, nome original do filme, e também da música, é símbolo de uma coisa só: Julia Roberts.

Na época, a quase novata atriz tomava conta de Hollywood, o que viria a fazer ainda mais no decorrer da década de 1990, mas era merecido: em parceria com Richard Gere, esta comédia sobre uma prostituta que se apaixona por um cliente – e vice-versa – é mesmo memorável.

8. A Bela e a Fera (1991)

Listão: Os filmes mais marcantes do início dos anos 1990
Reprodução/Disney

É definitivamente um clássico da segunda era de ouro das animações da Disney, além de trazer uma das histórias mais românticas de sua época, com personagens coadjuvantes inesquecíveis e músicas idem.

O romance entre um homem amaldiçoado por sua ganância e arrogância, e que se transformou em uma fera, traz toques doces como só a empresa do Mickey sabe fazer, gerando uma experiência que comove até hoje, com direito a refilmagem em live-action.

9. O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)

Listão: Os filmes mais marcantes do início dos anos 1990
Reprodução/TriStar Pictures

O segundo capítulo da saga criada por James Cameron é um deleite técnico e narrativo. Na época, seus efeitos visuais foram celebrados como grandes avanços tecnológicos, algo que o diretor provou ser mestre, já que ele também fez Avatar (2009).

Mas o que também chama a atenção neste O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final é a sua história eletrizante, com excelentes cenas de ações e Arnold Schwarzenegger em estado de graça como mestre da ação, afinal, ele é conhecido até hoje por seu “Hasta la vista, baby”.

10. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Listão: Os filmes mais marcantes do início dos anos 1990
Reprodução/Orion Pictures

Hannibal Lecter é simplesmente um dos maiores vilões da história do cinema, e o que Anthony Hopkins faz com seu personagem é o principal motivo de este O Silêncio dos Inocentes ser o filme que é: um clássico do suspense com uma história de primeira.

Além disso, nada melhor do que a química entre o vilão e sua oposta, Clarice Starling (Jodie Foster) para tornar a busca por um criminoso algo ainda mais tenso, o que se comprova pelos poucos 16 minutos de tela do canibal Hannibal, o suficiente para transformar esse vilão em ícone.