Invocação do Mal: entenda o universo compartilhado de James Wan

Livia Jurkowitsch  - 03 de junho 2021 ás 12h00

O filme Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, o terceiro da franquia, finalmente chegou e nós, amantes do terror, já estamos muito animados para ver. Porém você sabia que existem outros filmes que permeiam essa história de Ed e Lorraine Warren, contada pelo diretor James Wan?

Pois bem, hoje você vai conhecer as obras e a ordem correta de assistir ao “Wanverso”, os filmes que, juntos, fazem da franquia Invocação do Mal algo muito maior do que ela já é.

Fonte: Divulgação/Warner Bros.

A Freira (2018)

Começamos em 1952, com A Freira. Sim, Valak já causava muito antes de Ed e Lorraine. O filme conta a história de Irmã Irene (Taissa Farmiga), uma noviça que está prestes a prestar seus votos para então se tornar uma freira. O Padre Burke (Demián Bichiré) convoca a irmã para juntos investigarem um convento que vem apresentando mortes estranhas e lá eles descobrem o famoso demônio Valak. Interessante notar que a cena que encerra o longa se conecta diretamente com 1971, onde Lorraine e Ed realizam um exorcismo, que será visto novamente em Invocação do Mal 2, mas vamos chegar lá.

Fonte: Reprodução/Warner Bros.

Annabelle 2: Criação do Mal (2017)

Seguindo com a cronologia temos Annabelle 2: Criação do Mal. Nesse filme, que se passa em 1959, presenciamos a criação da boneca mais demoníaca do cinema, e como ela se tornou esse ícone do terror. No longa, Annabelle foi feita por um artista que, depois de perder sua filha em um trágico acidente de carro, faz um pacto para abrigar a alma dela na boneca. Porém, claro que o pacto não dá certo, e sobra para um grupo de órfãs e uma freira lidar com o problema. Ao final do filme, vemos que uma das crianças possuídas é adotada por casal que vai morar ao lado de Mia e John, em Annabelle.

Invocação do Mal: entenda o universo compartilhado de James Wan
Fonte: Reprodução/Warner Bros.

Annabelle (2014)

O que nos leva ao primeiro filme da franquia. Agora em 1967, depois de infernizar a vida de muita gente, Anabelle para na casa de Mia, que coleciona bonecas antigas e que está para ter nenê. Porém a paz do casal é perturbada quando a filha do seu vizinho (a órfã citada acima) entra para uma seita satânica e resolve voltar para a casa dos pais para assassiná-los, o que acaba colocando Mia e John em perigo. Porém o perrengue maior do casal é lidar com o demônio que saiu do corpo da jovem e entrou novamente na boneca.

Fonte: Reprodução/Warner Bros.

Annabelle 3: De Volta para Casa (2019)

Seguindo na história, Annabelle ataca novamente, agora em 1969, quando é adquirida pela família Warren, que leva a boneca para o seu famoso museu do oculto. As vítimas agora são Judy, a filha de 10 anos do casal, Marry, sua babá, e Daniela, a amiga intrometida. Logo no começo do filme, Lorraine e Ed são vistos indo buscar a boneca na casa de Debbie, que aparece contando a história de Annabelle no início do filme Invocação do Mal.

Invocação do Mal: entenda o universo compartilhado de James Wan
Fonte: Reprodução/Warner Bros.

Invocação do Mal (2013)

Agora em 1977 vamos acompanhar finalmente a primeira aventura do casal Warren, interpretados por Vera Farmiga e Patrick Wilson, na casa da família Perron, que sofre com estranhos acontecimentos. Os moradores relataram barulhos estranhos e até agressões físicas de um espírito que depois conhecemos como Batsheba, uma bruxa que havia matado seu filho e oferecido sua alma para que ninguém tivesse paz na sua propriedade. Nesse filme podemos ver o início (que na verdade é o meio) da história de Annabelle, e também a famosa cena de exorcismo de Frenchie, o francês que acompanhou a irmã Irene lá no começo, em A Freira, e trouxe Valak para perto dos Warrens.

Invocação do Mal: entenda o universo compartilhado de James Wan
Fonte: Reprodução/Warner Bros.

A Maldição da Chorona (2019)

Saindo um pouco do casal Warren, agora vamos para 1973, com o filme A Maldição da Chorona, que conta a história de uma das lendas mais antigas do México, sobre uma mulher que acabou afogando seus dois filhos e “vive” chorando e raptando outras crianças como punição. No filme, acompanhamos Anna (Linda Cardellini), uma assistente social que começa a investigar a lenda e se depara com coisas inesperadas. A ligação com os outros filmes, nesse caso, seria o Padre Perez, o mesmo que aparece em Annabelle, tentando exorcizar a mochila de criança de dentro da boneca.

Invocação do Mal: entenda o universo compartilhado de James Wan
Fonte: Reprodução/Warner Bros.

Invocação do Mal 2 (2016)

E por último, mas não menos importante, chegamos a 1977, com Invocação do Mal 2. A segunda aventura do casal Warren os leva até Londres para investigar o caso de uma família atormentada por um espírito destruindo suas vidas, principalmente a de Janet (Madison Wolfe). Depois de muitos perrengues e investigação, Lorraine descobre que o espírito era, na verdade, um velho conhecido: Valak.

Porém temos mais uma aventura do casal Warren vindo aí, e vamos aguardar para ver como ele se encaixa na linha cronológica que James Wan vem criando com bastante sucesso, pelo menos para os adoradores do gênero terror.

Fica a dica aí então para maratonar os filmes em ordem cronológica e aproveitar Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, que estreia nesta quinta-feira, 3 de junho.