Hello Kitty: detalhes e curiosidades sobre a mascote da Sanrio

Tiago Minervino  - 11 de maio 2021 ás 16h25

Levar alegria e leveza para as pessoas que estão passando por um momento de dificuldades. Essa foi uma das premissas que encorajou o empresário japonês Shintaro Tsuji a criar, em 10 de agosto de 1960, a companhia Sanrio, cuja principal garota-propaganda é também a criação mais famosa da marca: a Hello Kitty.

Mas é bom lembrar que a famosa mascote, que foi apresentada em 1974, não foi a única criação da empresa. Ao todo, a companhia criou mais de 400 personagens, como My Melody, Keroppi, Chococat, Little Twin Stars, Aggretsuko e Gudetama.

Fonte: Sanrio/Divulgação

Muito além da Hello Kitty

Com escritórios em, pelo menos, dez países ao redor do globo, o Brasil incluso, a Sanrio não se restringe aos desenhos. Além dos personagens fictícios, a marca licencia artigos de papelaria, presentes e acessórios. A Piticas, aliás, também tem uma coleção completa da personagem e seus amigos! Não por acaso, itens da mascote são algumas das peças mais vendidas no mundo e seus produtos estão na lista de desejos de milhões de crianças nos quatro cantos do planeta.

A empresa também se tornou ponto turístico com direito lojas temáticas e até a parque de diversões com seus personagens mais famosos. No Japão, o Sanrio Puroland é um exuberante parque dedicado à Hello Kitty e outros desenhos da marca, com quatro andares. Outros países, como Malásia e China, também contam com parques da companhia.

Fonte: Sanrio/Divulgação

As obras da Sanrio também costumam ser associais à cultura kawaii, que tem se tornado cada vez mais popular no ocidente.

Mas, afinal, o que é kawaii?

Hoje em dia, a cultura kawaii pode ser visto na arte, na moda, na publicidade, no entretenimento e, claro, no comércio. É muito pouco provável que ainda não tenha se deparado com desenhos do estilo, afinal, o maior ícone desse fenômeno é justamente a principal criação da Sanrio: a Hello Kitty.

Você, caro leitor, talvez não esteja familiarizado com o termo ou talvez já tenha ouvido falar, mas não sabe ao certo seu significado. Não existe uma tradução literal para a palavra, mas ela é geralmente utilizada para se referir a algo com características consideradas fofa, adorável e meiga.

Fonte: Sanrio/Reprodução

O universo kawaii tem sua origem no Japão, no período pós-guerra. Fazia apenas alguns anos que país oriental havia sido derrotado na Segunda Guerra Mundial, quando lutou ao lado da Alemanha nazista, e de seu embate pessoal com os Estados Unidos, que acabou culminando com a explosão de duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

De acordo com alguns estudiosos do tema, o kawaii foi a expressão do desejo por proteção e cuidado do povo japonês, após anos de medo e ansiedade por causa dessas guerras travadas. Nesse sentido, a Sanrio foi fortemente influenciada por esse novo comportamento, o que resultou na famosa personagem.

Você sabia?

A icônica personagem, cuja missão é espalhar alegria pelo mundo, simboliza a busca por um mundo melhor por meio da ternura. Adepta de fazer novas amizades, o lema dela é: “nunca é demais ter muitos amigos.”

Fonte: Sanrio/Reprodução

Associada à imagem de uma gata, uma notícia caiu como uma bomba entre os admiradores, em 2014: ela não seria gata, mas, sim, a representação de uma garotinha britânica do signo de escorpião. Seu nome é Kitty White e ela tem uma irmã gêmea, Minny White.

O lado humano da Hello Kitty, digamos assim, pode ser visto nas ações sociais que a empresa realiza com a personagem. Na América Latina, ela já visitou hospitais e abrigos para crianças, e aqui, no Brasil, fez participação especial no programa do SBT, Teleton. Ela também já foi embaixadora da Unicef e, entre outros, chegou a fazer uma participação especial na sétima temporada do reality show vencedor do Emmy, RuPaul’s Drag Race.