Entenda o multiverso Marvel e saiba o que esperar

Tiago Minervino  - 11 de maio 2021 ás 19h09

Um dos nomes de maior influência e poder na indústria dos quadrinhos e da cinematografia na atualidade, a Marvel Studios construiu um verdadeiro império bilionário com seu vasto acervo de personagens que, sem exceção, são idolatrados e adorados nos quatro cantos do mundo.

Sinônimo de excelência quando o assunto é super-heróis, a Marvel, detentora de personagens como Homem-Aranha, Capitão América, Pantera Negra e os X-Men, entre outros, se prepara para entrar na Fase 4 de seu Universo Cinematográfico, popularmente chamado de MCU, que, tudo indica, deve explorar a existência de universos paralelos.

Para se preparar para esta nova etapa, você pode aproveitar a coleção Marvel da Piticas, além de conhecer um pouco mais sobre este conceito de multiverso, que deve ser abordado nos próximos filmes.

Fonte: Reprodução

O que é o multiverso Marvel?

O termo “multiverso” foi utilizado pela primeira vez nos quadrinhos da DC Comics em 1953, pelo autor Michael Moorcock, na edição 59 de Mulher-Maravilha, onde a Princesa Amazona descobre a existência de vários universos paralelos. A ideia voltou a ser explorada de maneira mais aprofundada anos depois, em 1961, com Barry Allen viajando até Terra 2, em Flash #123.

O multiverso da Marvel só passou a ter um sentido cronológico nos idos dos anos 1970, graças aos roteiristas Jack Kirby e Steve Ditko, principais parceiros de Stan Lee, o grande nome por trás das maiores e mais famosas criações da empresa. Em What If…? (1977), a editora explora a possibilidade de existir universos paralelos de seus heróis.

Fonte: Divulgação

Em 1982, Marc Gruenwald e Jim Shooter deram início ao multiverso moderno da Marvel com o crossover Contest of Champions, que originou o livro Manual Oficial do Universo Marvel, com descrições sobre o multiverso da companhia.

De maneira sucinta, multiverso é um conjunto de universos distintos, cada um deles resultado de pequenas mudanças ao longo da história e de escolhas que acabam mudando o rumo dos personagens das HQs. O Universo Ultimate, por exemplo, é um dos mais diferentes em relação à “Terra Principal”.

Fonte: Reprodução

Principais universos paralelos da Marvel

O uso de números nos multiversos da Marvel é a principal diferença para o multiverso de sua principal concorrente, a DC Comics. Na editora criadora de Super-Homem e Batman, os universos paralelos têm como continuidade principal a Terra 0, enquanto que na Marvel existem uma infinidade de universos. Confira alguns dos principais:

  • Terra-616 – Universo Principal: É nesta continuidade onde acontecem as histórias em quadrinhos originais da Marvel, desde o início da editora.
  • Terra-1610 – Universo Ultimate: Originalmente feito para reintroduzir os personagens da editora, com início na saga Homem-Aranha Ultimate #1 (2000). Esse universo existe fora da Terra-616, mas se juntou a ela em 2015, graças aos eventos de Guerras Secretas.
  • Terra- 199999 – Universo Cinematográfico: Este é o MCU. É onde se passam os filmes atuais da Marvel, desde o Homem de Ferro (2008).
  • Terra-92131 – Marvel Animada: Aqui, esse universo foi iniciado com a série animada dos mutantes de X-Men em 1992. É considerado o lar das histórias animadas da Marvel daquela década.
  • Terra-928 – Marvel 2099: Com início em Homem-Aranha 2099 #1, de 1992, esse universo foca em como será a vida dos heróis e vilões no futuro.
  • Terra-148611/Terra-555 – Novo Universo: Criado para homenagear os 25 anos da Marvel, por Jim Shooter, este é o universo dos personagens da companhia que mais se assemelha com o dos humanos.

Futuro do Multiverso Marvel

O Universo Cinematográfico Marvel (UCM) encerrou sua Fase 3 nas telonas com os filmes Vingadores: Ultimato e Homem-Aranha: Longe de Casa, sendo que este último já brincou com o conceito de multiverso. Agora, a produtora possivelmente dará continuidade aos seus universos paralelos na Fase 4.

Fonte: Divulgação

Teorias sugerem que a Marvel deve explorar o Aranhaverso com o terceiro filme do Homem-Aranha. Loki, série que estreia em 11 de junho de 2021, no Disney+, também deve abordar a ideia de realidades paralelas.

Outra grande expectativa dos fãs está na produção do longa Doctor Strange in the Multiverse of Madness (ou “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, em tradução livre) que, pelo menos de acordo com o título, deve explorar as particularidades do multiverso Marvel.

Tags