Dragon Ball Super: Nova forma de Vegeta ganha nome oficial no Japão

Jefferson Sato  - 16 de agosto 2021 ás 18h00

No capítulo 74 do mangá de Dragon Ball Super, publicado em julho, foi revelada uma forma inédita para Vegeta, fruto de seu treinamento com Beerus. Pouco se sabe sobre esta técnica, mas agora ela recebeu um nome oficial no Japão, graças a algumas páginas do capítulo 75 que foram reveladas online antes do lançamento.

[ATENÇÃO: SPOILERS]

O nome revelado é Waga-mama no Goku’i [我儘の極意], que não tem uma tradução exata, já que é um jogo de palavras japonesas e, para entendê-lo, é necessário um pouco de contexto. A origem é a mesma de Migatte no Goku’i [ 身勝手の極意 ], que também não tem tradução perfeita e foi chamado de Instinto Superior no Brasil (ou Ultra Instinct, no inglês).

No mangá, o próprio Vegeta comenta a semelhança dos nomes, fazendo uma brincadeira com o significado das palavras, como explica @Herms98, famoso por explicar traduções na comunidade de Dragon Ball.

Vegeta: “Não confunda isso com aquela técnica estúpida. Se o Kakarotto é egoísta [migatte], então eu sou egocêntrico [waga-mama]. Chame de ‘Segredo do Egocentrismo’!”… Ou “Segredo do Egoísmo” ou várias outras possibilidades. Como você pode notar, há um jogo de palavras.

Ele ainda explica que a principal diferença entre as técnicas divinas é que os dois nomes usam formas diferentes da palavra “egoismo”, mas a do Goku é mais voltada para o corpo físico, enquanto a de Vegeta seria da mente.

Assim como aconteceu com o Instinto Superior, é provável que a técnica ganhe um nome bem diferente do original japonês na tradução. Felizmente, não falta muito para descobrirmos, já que o capítulo 75 chegará em 18 de agosto.

Dragon Ball Super é lançado mensalmente, no Japão. No ocidente, é possível ler gratuitamente no dia de estreia, em inglês, através do aplicativo ou do site Manga Plus, da editora Shueisha.