Qual pessoa fã de animes nunca ergueu as mãos em direção ao céu, sentado ou em pé, de frente para a TV, a fim de enviar energias para que Goku conseguisse poder suficiente para a Genki Dama?! Personagem de um dos mangás mais famoso de todo o planeta, Dragon Ball, o herói é um símbolo da cultura otaku ao redor do globo, tendo sido exportado para mais de 30 países, o Brasil, claro, incluso.
Criado em 1984 pelo escritor e ilustrador Akira Toriyama, Dragon Ball é um fenômeno mundial e o mangá também que se tornou símbolo do Japão. E quem atesta isso são os próprios japoneses.
Animação repleta de aventuras que mescla icônicos personagens que não medem esforços em sua busca por poder, como Vegeta, Piccolo e outros que fazem de tudo para salvar a Terra, a obra virou um marco da cultura otaku.

A história de Goku e seus amigos virou seis séries animadas: Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dragon Ball Kai, Dragon Ball Super e Super Dragon Ball Heroes, além de 20 filmes para os cinemas, jogos eletrônicos e muito mais.
Por que Goku é um personagem tão querido pelo público?
O criador de Goku, Akira Toriyama, se inspirou em Sun Wukong, protagonista de Jornada ao Oeste, um famoso romance chinês, para a confecção do protagonista de sua obra. O nome original significa algo como “despertar para o vazio”.
O guerreiro, que é um alienígena, membro de uma raça chamada saiyajin, une sua força sobre-humana com uma pitada de inocência e contagiante alegria. Não demorou para que o pai de Gohan e Goten se tornasse o maior personagem dos mangás de todos os tempos.
A despeito de seus poderes, Son Goku é um herói com um notório senso de humanidade e, talvez, esse seja o grande segredo para o sucesso do personagem. Amigo fiel, Goku não mede esforços para ajudar aqueles que ele ama quando estes estão em perigo, nem que para tanto ele tenha que sacrificar a própria vida.

Comilão de carteirinha, curiosamente o nome de Goku é também uma expressão utilizada no Japão para fazer alusão à quantidade de arroz que uma pessoa consome no decorrer de um ano. Seu nome saiyajin é Kakarotto, uma alcunha inspirada na palavra “carrot”, que, em inglês significa “cenoura”. Sim, o vegetal rico em vitamina A que faz bem para a visão e a pele.
Importância no universo otaku
Para se ter uma ideia da importância e da relevância de Dragon Ball, desde sua criação até os dias atuais, a obra de Toriyama já vendeu mais de 240 milhões de cópias, sendo a terceira série de mangá mais vendida da história, com um faturamento que já ultrapassou os US$ 5 bilhões.

E se você ainda duvida do simbolismo da franquia para o mundo dos animes e mangás, saiba que ela foi uma grande inspiração na produção de outras obras do gênero shonen, em especial Naruto e One Piece. A relevância do guerreiro saiyajin é tamanha que ele foi nomeado embaixador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, que devem acontecer neste ano — originalmente, o evento esportivo era para ter acontecido em 2020, mas precisou ser adiado em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
“Sonhos desejamos alcançar, ser alguém com um poder maior do que o que você já tem”. A frase da música tema de Dragon Ball Z é uma síntese do que é a franquia e seu “compromisso de sempre vencer”.