Diretores de Vingadores, Irmãos Russo podem cortar laços com a Marvel

Tiago Minervino  - 14 de setembro 2021 ás 14h00

Anthony Russo e Joseph V. Russo, responsáveis pelos filmes Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019) no Universo Cinematográfico Marvel, ambos sucessos absolutos de bilheterias, vivem um impasse com a Disney e podem cortar laços com a Marvel (via ComicBook).

O motivo está relacionado ao processo movido pela atriz Scarlett Johansson, que acionou a Justiça dos Estados Unidos contra a Disney, após a gigante do entretenimento ter lançado o filme Viúva Negra de forma simultânea nos cinemas e em seu streaming, o Disney+, o que teria causado um prejuízo milionário à artista.

De acordo com os advogados de Scarlett Johansson, o contrato firmado pela atriz com a Marvel previa o lançamento exclusivo de Viúva Negra nos cinemas, além de uma participação do valor total arrecadado nas bilheterias. Porém, a Disney liberou a produção de forma simultânea no streaming por um custo adicional, mas a artista não teve direitos sobre esse valor. Em nota, a Disney nega irregularidades e diz que a atriz recebeu o que lhe era devido. O caso ainda precisa ser analisado pela Justiça.

Segundo a imprensa norte-americana, os Irmãos Russo vivem um “impasse” com a Marvel justamente por causa de questões contratuais. Após a ação movida por Johansson, os diretores questionaram como eles seriam pagos para realizarem um novo trabalho para o estúdio, bem como o filme seria comercializado. Oficialmente, a editora não se manifestou sobre o assunto, tampouco os diretores, que seguem negociando retorno ao MCU.

Em meio a essa disputa judicial com um dos principais nomes do MCU nos últimos anos, a Disney e a Marvel reviram o formato de lançamentos de seus próximos títulos, a começar por Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que chegou exclusivo nos cinemas — o mesmo valerá para Os Eternos, em novembro.

Além de Guerra Infinita e Ultimato, os Irmãos Russo também dirigiram o filme Capitão América: O Soldado Invernal (2014) — todos os títulos estão disponíveis no streaming do Disney+.