Dia das Crianças: 12 filmes para maratonar em família

Tiago Minervino  - 12 de outubro 2021 ás 10h00

12 de outubro é um dia de dupla comemoração no Brasil quando é celebrado o Dia das Crianças e o de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do país. Tradicionalmente, a data é marcada por um feriado nacional que, neste ano, será prolongado. Bom para viajar ou, para quem prefere ficar em casa, sobretudo em um período de pandemia, e maratonar filmes com a criançada.

Pensando nisso, o Pitinews preparou uma lista com dez ótimos filmes para aproveitar o feriado no conforto do lar ao lado da família, comendo pipoca, se divertindo e, claro, deixando as crianças felizes. Confira:

Frozen

Um dos maiores sucessos da história da Disney, Frozen acompanha a rainha Elsa, que descobre ter poderes sobre o gelo. No entanto, ainda incapaz de controlar seus poderes, ela foge do reino para não colocar a vida dos outros em perigo. Sua irmã, a princesa Anna, parte ao seu encontro com a ajuda de um jovem montanhista, sua rena e um bem-humorado e charmoso boneco de neve — o Olaf.

Frozen mostra a força feminina e a importância de não se submeter ao patriarcalismo. A animação foi lançada em 2013 e ganhou uma continuação em 2019 — os dois filmes podem ser assistidos no Disney+.

Meu Malvado Favorito

Um clássico moderno das animações, a franquia Meu Malvado Favorito é centrada no aspirante a vilão Gru. No entanto, quando seu destino cruza com as órfãs Margo, Agnes e Edith, ele vê seus planos de roubar a lua irem por água abaixo, e sua vida passar por uma verdadeira revolução. O primeiro filme chegou aos cinemas em 2010, o segundo em 2013 e o terceiro em 2017, além do filme solo dos Minions (2015) – o primeiro e o segundo filme, bem como Minions, estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Homem-Aranha no Aranhaverso

A bem-sucedida animação da Marvel centrada do universo do Teioso de Miles Morales que, após ser atingido por uma teia radioativa, se torna o novo Homem-Aranha, foi bastante elogiado pela crítica e pelos fãs. O longa explora as linhas do multiverso da Marvel e pode ser assistido no Telecine.

Procurando Nemo

Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai superprotetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo. O primeiro filme do famoso peixe foi lançado em 2003. Anos depois, em 2016, a animação ganhou uma sequência, agora centrada em Dory — Procurando Dory –, que sofre com perda de memória. Ambos os filmes podem ser vistos no catálogo do Disney+.

Valente

Os contos de fadas são uma constante no imaginário popular, sobretudo para as crianças. Esse mundo de magia ganha novos contornos em Valente, uma princesa impetuosa, que subverte tudo aquilo que uma realeza é determinada para ser. Valente detesta as obrigações reais e a postura de princesa que sua mãe, a rainha Elinor, cobra que ela tenha. Valente é um filme sobre seguir seu próprio coração e não desistir daquilo que você acredita ser o melhor para você e não deixar sua vida ser determinada pelos interesses dos outros. Clássico moderno da Disney, o longa consta no streaming do Disney+.

Space Jam: O Jogo do Século

Os Looney Tunes são alguns dos personagens preferidos de várias gerações. Eles já uniram forças com o astro do basquete mundial Michael Jordan e, recentemente, ganharam uma continuação, também em live-action, com o ídolo da NBA LeBron James. Ambos os filmes estão no HBO Max e são ótimas opções para a diversão em família sem precisar sair de casa. 

Harry Potter

Uma das franquias mais famosas e lucrativas da história do cinema, os filmes inspirados na história do bruxo Harry Potter são sinônimos de diversão e muita aventura. Com oito filmes já lançados, a saga cinematográfica, baseada nos livros da escritora britânica J.K. Rowling conduz os telespectadores para um universo repleto de magia. E o melhor: todos os longas podem ser assistidos no HBO Max.

Vale ressaltar que o universo de Harry Potter foi estendido em Animais Fantásticos e Onde Habitam — também disponível no HBO Max, e Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, que pode ser conferido no Telecine.

Toy Story

Mais uma franquia animada que marcou época, Toy Story estreou nos cinemas em 1995 e rapidamente se tornou um fenômeno. A história gira em torno de Andy e seus brinquedos, que têm a capacidade de ganhar vida. A animação tem como personagens principais o caubói Woody e o boneco espacial Buzz Lightyear. No total, foram lançados quatro filmes e é possível conferir todos eles no Disney+.

Shrek

Em 2001, o mundo conheceu aquele que viria a se tornar o ogro mais amado dos cinemas. Vivendo em um pântano distante, Shrek é retirado de seu sossego quando personagens dos contos de fadas são banidos de seu reino pelo maldoso Lorde Farquaad. Determinado a salvar o lar das pobres criaturas, e também o dele, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte para resgatar a princesa Fiona. Resgatar a princesa pode não ser nada comparado com seu segredo profundo e sombrio. O filme virou uma franquia com quatro títulos lançados — todos disponíveis na Netflix.

Viva – A Vida É uma Festa

A paixão pela música continua acesa no íntimo do jovem Miguel, mesmo com sua família proibindo qualquer canção há gerações. Dono de um talento ímpar, ele tem seus sonhos artísticos reprimidos pela família e, desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos. Depois de conhecer um charmoso malandro chamado Héctor, os dois novos amigos embarcam em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da história da família de Miguel. Esse filme encantador está disponível no Disney+.

Pets – A Vida Secreta dos Bichos

Os animais de estimação são encantadores e fazem parte de milhões de famílias. Mas o que será que eles fazem quando estão sozinhos? É o que se propõe a responder essa brilhante animação da Illumination. No filme, Max, um cão da raça terrier, precisa aprender a conviver com Duke, o novo cão do seu dono. Os dois acabam na carrocinha e agora, juntos nas ruas de Nova York, conhecem um adorável coelho branco, líder de um exército de animais abandonados. É possível assistir o filme na Netflix — já Pets 2 tem no Amazon Prime Video.

Os Incríveis

Lançado em 2004, o filme é centrado em uma família para lá de especial. O pai, Sr. Incrível, vive uma vida normal ao lado da esposa e dos filhos, após o governo proibir o uso de superpoderes. No entanto, o herói sente falta da vida de outrora e voltará à ação, junto com sua família, após um velho inimigo começar a atacar novamente. O filme animado ganhou uma sequência, que chegou às telonas em 2018. Ambos os títulos estão disponíveis no Disney+.