Dia da Toalha: o que é e como surgiu a data?

Tiago Minervino  - 25 de maio 2021 ás 09h15

Desde 2006, o dia 25 de maio ficou conhecido em todo o mundo como o Dia do Orgulho Nerd e Geek. A data não foi escolhida por acaso e remonta ao lançamento do filme Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, em 1977. Mas na data também é celebrado o Dia da Toalha, uma comemoração que também se relaciona ao universo cultural geek e nerd, mas com destaque para o autor Douglas Adams, criador do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias.

A obra mescla ficção científica com alguns requintes de humor. Na história, a toalha é o objeto essencial para qualquer mochileiro espacial, se tornando um item básico de sobrevivência. O personagem principal da série de livros, Arthur Dent, consegue viajar pelo espaço e as diferentes galáxias que compõem o universo.

Fonte: Reprodução/Spyglass Entertainment

O Guia do Mochileiro das Galáxias começou como um programa de rádio na BBC, se tornou livro e ganhou cinco edições, que foram traduzidas para mais de 30 idiomas. Em 2005 chegou às telonas, com um filme estrelado pelo ator Martin Freeman. A obra é, sem dúvidas, um dos principais ícones da cultura pop do século 20.

Origem da comemoração

O autor Douglas Adams faleceu em 2001 em decorrência de problemas cardíacos. O Dia da Toalha, então, surgiu como uma homenagem dos fãs ao escritor. Na data, os admiradores da franquia saem às ruas com uma toalha no ombro, amarrada na mochila ou mesmo no cinto, como forma de celebrar e homenagear a série que marcou toda uma geração de pessoas.

Fonte: Michael Hughes/WikimediaCommons

Antes mesmo de geeks e nerds comemorarem seu dia em 2006, os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias já haviam tido a ideia, em 2001, quando celebraram o primeiro Dia da Toalha. O nome é inspirado no objeto que, como explica um trecho do terceiro capítulo do livro, é essencial “para um mochileiro interestelar”:

Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos… Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth… E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

A escolha da data foi totalmente arbitrária. Os fãs demoraram para chegar em um consenso para definir um dia para homenagear o autor, que morreu em 11 de maio de 2001, e decidiram usar a data mais próxima. Coincidentemente, ela viria a ser lembrada, também, pelo Dia do Orgulho Nerd, graças a Star Wars, e pelo Glorioso 25 de maio, homenagem ao autor Terry Pratchett, da série Discworld.

Na página oficial da comemoração do Dia da Toalha, os fãs refletem sobre a escolha da data: “Como o universo que Douglas Adams criou era repleto de absurdos e acasos, essa talvez tenha sido a escolha certa, no fim das contas”.