Denis Villeneuve critica filmes da Marvel e cineastas respondem

Tiago Minervino  - 17 de setembro 2021 ás 19h00

O diretor Denis Villeneuve, responsável por Duna, causou polêmica ao falar de forma pouco elogiosa sobre os filmes do Universo Cinemotográfico Marvel que, segundo ele, são “apenas copia e cola uns dos outros”.

Em entrevista ao site El Mundo, o cineasta foi questionado sobre o que pensa em relação aos blockbusters, que são produções de caráter mais comercial, com grandes orçamentos. Para ele, esses longas também podem ter “relevância artística”, mas, especificamente no tocante aos filmes da Marvel, ele fez um comentário duro.

“Talvez o principal problema em relação aos filmes da Marvel é que muitos deles sejam apenas copia e cola uns dos outros. Talvez esses tipos de filmes tenham nos transformado um pouco em zumbis. Mas filmes grandes e caros existem muitos hoje. Não me sinto nem um pouco capaz de ser pessimista [em relação aos blockbusters]”, declarou.

A fala de Villeneuve gerou uma reação imediata, a exemplo de Scott Derrickson, que dirigiu Doutor Estranho no MCU. Em seu perfil no Twitter, ele apontou a falta de ética do diretor de Duna ao criticar o trabalho de seus colegas.

“Como diretor não critico o trabalho de outros diretores, mesmo quando não gosto de algo que eles fizeram. Trata-se de um trabalho difícil o suficiente para todos nós e ninguém jamais se propõe a fazer um filme ruim”, escreveu.

Por fim, ele apontou que aqueles que criticam as produções da Marvel ou “não” assistiram os filmes “e, portanto, não devem presumir que são todos iguais”; ou assistiram “porque simplesente gostam dos filmes da Marvel”.

Outro cineasta que também ficou incomodado com a declaração de Denis Villeneuve foi Neil Blomkamp (Distrito 9 e Elysium) que, de forma bastante direta, chamou Villeneuve de “cuz@o do car@lho”.

Vale ressaltar que Denis Villeneuve não foi o primeiro grande diretor a criticar as produções do Universo Cinematográfico Marvel. Anteriormente, o renomado Martin Scorsese demonstrou não ser um fã dos live-actions com os super-heróis da editora e afirmou que, para ele, isso “não é cinema”.

Em relação à Duna, o filme estreia no Brasil 21 de outubro.