Criador de Five Nights at Freddy’s anuncia aposentadoria após polêmicas

Fernando Giovanetti  - 18 de junho 2021 ás 09h28

O criador da popular série de jogos de terror Five Nights at Freddy’s, Scott Cawthon, anunciou sua retirada do desenvolvimento de jogos. A decisão do desenvolvedor foi tomada no sétimo aniversário do lançamento do primeiro trailer da saga.

Um dos principais motivos para sua aposentadoria foi o seu cancelamento recente, por seu apoio público a políticos conservadores, como o ex-presidente americano Donald Trump.

Em nota postada em seu site pessoal, ele afirma que continuará a criar jogos como hobby e para seus filhos, e que entregará a franquia a um novo desenvolvedor.

“Tive uma carreira abençoada, gratificante e rica.” Diz Cawthon em seu comunicado. “Tenho recebido grande gentileza e tenho tentado mostrar grande gentileza em troca. Eu tentei fazer alguns bons jogos (deixe debaterem), e testemunhei a criação da base de fãs possivelmente mais criativa e talentosa do planeta.”

Fonte: Steel Wool Studios/Divulgação

Recentemente alguns registros financeiros mostrando doações feitas por Scott a políticos republicanos, foram divulgados pelo site OpenSecrets, o que levou o desenvolvedor a ser severamente criticado.

Nos registros é possível ver apoio a nomes como o do líder do partido republicano no senado federal, Mitch McConnel e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso despertou forte oposição pública ao desenvolvedor, por apoiar políticos que são considerados “racistas e anti-LGBTQ”.

Apesar disso, Cawthon diz em sua nota que recebeu grande apoio da comunidade LGBTQIA+, e que também analisou a melhor forma de resolver o assunto. Ele até pensou em não abordar a questão, mas por se tratar de uma parcela grande dos fãs do seu jogo, não falar sobre, não seria uma opção.

Sobre o apoio ao ex-presidente, Cawthon havia dito, ainda em 2020, que “acreditava que era o melhor homem para alimentar uma economia forte e enfrentar os inimigos da América no exterior, que são muitos. Eu sou um republicano, cristão, pró-vida, acredito em Deus e também acredito na igualdade, ciência e bom senso. Apesar do que possam dizer, todas essas coisas podem andar juntas. Isso não é um pedido de desculpas ou promessa de mudança”. 

Já quanto ao futuro da franquia Five Nights of Freddy’s Night, os fãs podem ficar tranquilos pois segundo o desenvolvedor não será o fim dos jogos. Segundo Cawthon “É o fim de FNAF? Não. Isso apenas significa que outra pessoa eventualmente comandará o show, alguém da minha escolha e em quem confio. Teremos que esperar para ver como tudo se desenrolará, mas um anúncio será feito em algum momento”.