7 títulos para jogadores iniciantes

Jefferson Sato  - 13 de maio 2021 ás 09h39

Qualquer pessoa tem o direito de poder se divertir com videogames, independente de questões como idade, gênero ou habilidade. Afinal, videogames são para todos, incluindo jogadores iniciantes de qualquer tipo. E, numa indústria que cresce cada vez mais, existem opções para todos os gostos e tipos de jogadores, independente da experiência no controle.

Se você está começando no mundo dos jogos eletrônicos ou conhece alguém que esteja, não se preocupe: separamos sete títulos perfeitos para pessoas que desejam uma experiência mais robusta e completa do que os joguinhos casuais de celular, mas ainda não têm o mesmo tipo de conhecimento ou prática que os veteranos.

Vale lembrar que a maioria destes títulos exige pouca coordenação ou precisão, então pessoas com alguma dificuldade motora também devem conseguir aproveitá-los. Confira:

7 títulos para jogadores iniciantes
Fonte: Reprodução

Stardew Valley

Este é, sem dúvida, uma das melhores opções para quem está começando nos games. Tem elementos de RPG, estratégia, simulador de fazenda e ação, mas tudo em porções pequenas e controladas. O título quase nunca obriga uma atividade específica, o que significa que o jogador tem total liberdade para escolher o que vai fazer, sem que um elemento em particular o sufoque, tendo a oportunidade de apreciar cada aspecto do título no tempo e na quantidade que quiser. Também dá para jogar com amigos ou familiares, o que pode tornar a experiência ainda mais divertida. Está disponível em praticamente todas as plataformas, então é bem fácil de achar!

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation Vita, iOS e Android

Fonte: Reprodução

Pokémon

Um jogo que foi literalmente a porta de entrada de muita gente no mundo dos videogames. Este RPG é uma ótima opção para quem está começando, já que oferece uma aventura tranquila de acompanhar, mas bastante satisfatória ao ser concluída. O jogador tem tempo de sobra para se acostumar com as mecânicas e o sistema em batalhas por turnos. A jogabilidade exige pouca destreza e, se algum combate estiver muito difícil, basta reservar um tempo para treinar seus Pokémon e tentar de novo. As versões Sword e Shield são as mais recentes, mas praticamente qualquer jogo anterior da franquia serve este propósito. Isso provavelmente inclui os novos títulos que foram recentemente anunciados: Brilliant Diamond e Shining Pearl!

Plataforma: Nintendo Switch, Nintendo 3DS, Nintendo DS, Game Boy Advance, Game Boy

Fonte: Reprodução

Portal e Portal 2

Gosta de desafios que testam seu cérebro? Sem problemas! Portal e Portal 2 são justamente o que você precisa. Este não apenas é um jogo de quebra-cabeças inteligentíssimo, é também muito divertido e cheio de momentos memoráveis — tanto pela história como pela forma como as mecânicas são apresentadas. E dá aquela sensação de “EUREKA”, quando descobrimos a solução de um problema. Por serem jogos relativamente antigo, roda na maioria dos computadores sem muita dificuldade.

Plataformas: PC, Xbox 360, PlayStation 3

7 títulos para jogadores iniciantes
Fonte: Reprodução

Jogos Lego

Os jogos da marca Lego são uma espécie de coringa aqui. Estão em praticamente todas as plataformas, são todos simples e bastante engraçados. Outra coisa muito legal é o fato de aproveitarem diversas franquias, como Marvel, DC, Star Wars, Harry Potter, Os Incríveis e outros, o que significa que tem para todos os tipos de gostos. Além disso, é possível jogar com mais de uma pessoa, sendo perfeito, por exemplo, para pais e filhos ou casais que querem fazer alguma coisa divertida juntos.

Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch, Nintendo 3DS

7 títulos para jogadores iniciantes
Fonte: Reprodução

Super Mario 3D World + Bowser’s Fury

Muita gente começou a jogar videogames com o encanador bigodudo da Nintendo. Não é à toa que ele é um dos personagens mais famosos dos games e até quem não joga o conhece. Qualquer game da franquia serve aqui, mas nada mais justo do que sugerir o título mais recente do Mario, que é divertido e leve para quem está começando, mas também oferece um conteúdo desafiador para quem dominou o básico e quer mais. O legal é que até quatro pessoas podem jogar ao mesmo tempo, numa experiência caótica que certamente arrancará muitos risos de todos os participantes.

Plataforma: Nintendo Switch

Fonte: Reprodução

Life is Strange

Para quem quer mergulhar em um jogo com uma ótima narrativa e personagens interessantes, mas que praticamente não exige destreza manual do jogador, a aventura de Life is Strange é um prato cheio. Por ser focado na história e na escolha de diálogos, este título permite que qualquer pessoa aproveite 100% da experiência, sem se preocupar com habilidade no controle.

Plataformas: PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, iOS e Android

7 títulos para jogadores iniciantes
Fonte: Reprodução

Minecraft

Minecraft é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos e não é para menos. O título, lançado em 2011, praticamente criou um gênero próprio e conquistou o coração de muita gente. Sua natureza aberta permite que jogadores de todas as idades aproveitem a experiência de formas diferentes, já que podem fazer o que quiserem, como e quando desejarem. O modo sobrevivência pode exigir estratégia e habilidade, enquanto o modo criativo permite que jogadores construam à vontade e aproveitem o que há de melhor, sem se preocuparem com perigos ou limites. Está disponível em quase todas as plataformas atuais, então é só escolher onde quer jogar e começar a aventura!

Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, New Nintendo 3DS, Nintendo Switch, iOS, Android


Estas são só algumas dicas para quem quer uma experiência completa nos games, mas costuma ficar intimidado com a complexidade. No entanto, não se prenda a estes títulos e sinta-se livre para testar qualquer jogo que tiver vontade. Habilidade e memória muscular vêm com o tempo, o importante é você se divertir no processo. Então relaxe e aproveite!