7 animes para chorar até soluçar

Fernando Giovanetti  - 06 de maio 2021 ás 16h44

Nem só de porradaria gratuita vive o otaku. Muitas vezes o estilo mais tradicional dos desenhos japoneses não está exatamente de acordo com o humor dos fãs. Ainda mais quando se está naquela bad, muitos otakus procuram animes para chorar, seja para ajudar a extravasar a angústia ou simplesmente porque um dramalhão para “lavar a alma” é sempre bem-vindo.

Portanto, se você está pensando em fazer uma sessão “deprê”, a lista com dicas de 7 animes para chorar até soluçar foi feita para você.

 7 animes para chorar até soluçar
Fonte: Divulgação

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (ou Ano Hana, para os íntimos)

Ano Hana, ou “A flor que vimos naquele dia”, é a história de um grupo de seis amigos, que após um trágico acidente que levou a morte de Menma – uma das integrantes – se desfaz.

Dez anos depois, o espírito da garota aparece para Jinto, um dos líderes do grupo, pedindo para que a ajude a realizar um desejo e, enfim, possa descansar.

Jinto se vê obrigado a retomar o contato com os antigos amigos para descobrir qual é o desejo de Menma, e isso leva o anime para um enredo cheio de traumas do passado e o sentimento de culpa que cada um leva pela tragédia.

 7 animes para chorar até soluçar
Fonte: Reprodução

Tokyo Magnitude 8.0

Talvez a parte que mais sensibilize as pessoas ao assistirem este anime é ver a miséria humana real, mesmo que seja através de um desenho. A história fictícia se passa após um terremoto em Tokyo (de magnitude 8.0) que desencadeia uma série de desastres, entre eles, um tsunami.

Mirai e Yuuki Onozawa, um casal de irmãos que estavam fora da cidade na hora do ocorrido, tentam voltar para reencontrar sua família com a ajuda da motociclista Mari, que também procura por sua mãe e filha.

Nesta atmosfera de dor e tristeza, o relacionamento entre os personagens é sempre colocado de forma muito delicada, seja através dos sorrisos otimistas, até os laços de amizade e cuidado criado entre eles.

 7 animes para chorar até soluçar
Fonte: Reprodução

As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie)

Não tem novidade: se é do Studio Ghibli, pode se preparar pra uma produção incrível em todos os sentidos. E com As Memórias de Marnie não é diferente, por ser um filme que retrata problemas muito presentes na realidade atual.

Baseado no romance de When Marnie Was There, de Joan G. Robinson, o filme conta a história de Anna, uma menina com asma, que é depressiva e muito introvertida, e acaba trocando a cidade grande pelo interior, em busca de uma qualidade de vida melhor.

E é neste cenário, mais especificamente em uma mansão abandonada, que a protagonista vive uma aventura que mudará sua vida ao lado de Marnie, uma garota misteriosa que ela conhece no local.

Fonte: Divulgação

Clannad e Clannad: After Story

Dois animes que inicialmente chamam pouca atenção: a história parece um grande clichê colegial, com relacionamentos, piadinhas e tudo mais. Entretanto, ao longo da história, Clannad faz o expectador mergulhar de cabeça na profundidade de cada personagem.

Seja a depressão escondida atrás de sorrisos, dramas familiares ou feridas do passado e os problemas cotidianos, tudo é muito bem trabalhado e mostra a força que os relacionamentos possuem para ajudar a superar tudo isso.

Mas não se engane: Clannad é um verdadeiro triturador de corações, talvez o maior deles. Portanto, ao embarcar nesta jornada junto dos personagens Tomoyo e Nagisa, esteja preparado.

Fonte: Reprodução

Angel Beats!

Angel Beats! repete um pouco da estrutura de Clannad: personagens no ensino médio, diversas cenas engraçadas e tudo mais. A questão é que isso acontece em uma escola que, na verdade, ensina às almas das pessoas que já morreram a seguirem seu caminho.

E é aí que a profundidade dos personagens são exploradas ao extremo, já que se trata de uma vida inteira (incluindo a morte) de cada um.

A trama é sobre um grupo, liderado por Yuri, que recruta o protagonista Otonashi para que, juntos, desafiem o próprio Deus, motivados por questionamentos sobre o sofrimento das pessoas em vida.

A vantagem e desvantagem de Angel Beats! é sua duração: 13 episódios. Muito bom para quem precisa de uma válvula de escape e colocar algumas lágrimas pra fora, mas não tão bom para aqueles que se apaixonaram pelo anime e esperam uma continuação.

 7 animes para chorar até soluçar
Fonte: Reprodução

Your Lie In April (Shigatsu wa Kimi no Uso)

A delicadeza deste anime, seja nos traços ou em sua cadência, é simplesmente incrível, o que intensifica ainda mais os sentimentos daqueles que o assistem e o prepara para o que está por vir. Ou seja, litros de lágrimas derramadas.

O anime aborda o trauma do jovem pianista Arima, que não consegue mais tocar ou ouvir seu instrumento, após o falecimento de sua mãe e professora. Mas tudo muda ao encontrar a violinista Miyazono, que, lentamente, vai reintroduzindo o rapaz à música.

Your Lie In April é profundo ao lidar com doenças, sejam elas físicas ou mentais, e também aborda questões de relacionamento entre as pessoas.

 7 animes para chorar até soluçar
Fonte: Reprodução

Cinco Centímetros Por Segundo (Byousoku 5 Centimeter)

Mais um da lista que mexe diretamente as memórias afetivas. O anime de Makoto Shinkai (Your Name) aborda as separações da vida, quando as pessoas tomam rumos diferentes, e amizades que antes pareciam inseparáveis, se tornam apenas uma lembrança.

O filme narra a história de Takaki e Akari — que se muda para outra cidade — e mostra o desafio do casal de amigos em se manterem próximos, mesmo com a distância, após quase perderem completamente o contato.

Cinco Centímetros Por Segundo com certeza vai apertar com força o seu coração.