Nem só de porradaria gratuita vive o otaku. Muitas vezes o estilo mais tradicional dos desenhos japoneses não está exatamente de acordo com o humor dos fãs. Ainda mais quando se está naquela bad, muitos otakus procuram animes para chorar, seja para ajudar a extravasar a angústia ou simplesmente porque um dramalhão para “lavar a alma” é sempre bem-vindo.
Portanto, se você está pensando em fazer uma sessão “deprê”, a lista com dicas de 7 animes para chorar até soluçar foi feita para você.

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai (ou Ano Hana, para os íntimos)
Ano Hana, ou “A flor que vimos naquele dia”, é a história de um grupo de seis amigos, que após um trágico acidente que levou a morte de Menma – uma das integrantes – se desfaz.
Dez anos depois, o espírito da garota aparece para Jinto, um dos líderes do grupo, pedindo para que a ajude a realizar um desejo e, enfim, possa descansar.
Jinto se vê obrigado a retomar o contato com os antigos amigos para descobrir qual é o desejo de Menma, e isso leva o anime para um enredo cheio de traumas do passado e o sentimento de culpa que cada um leva pela tragédia.

Tokyo Magnitude 8.0
Talvez a parte que mais sensibilize as pessoas ao assistirem este anime é ver a miséria humana real, mesmo que seja através de um desenho. A história fictícia se passa após um terremoto em Tokyo (de magnitude 8.0) que desencadeia uma série de desastres, entre eles, um tsunami.
Mirai e Yuuki Onozawa, um casal de irmãos que estavam fora da cidade na hora do ocorrido, tentam voltar para reencontrar sua família com a ajuda da motociclista Mari, que também procura por sua mãe e filha.
Nesta atmosfera de dor e tristeza, o relacionamento entre os personagens é sempre colocado de forma muito delicada, seja através dos sorrisos otimistas, até os laços de amizade e cuidado criado entre eles.

As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie)
Não tem novidade: se é do Studio Ghibli, pode se preparar pra uma produção incrível em todos os sentidos. E com As Memórias de Marnie não é diferente, por ser um filme que retrata problemas muito presentes na realidade atual.
Baseado no romance de When Marnie Was There, de Joan G. Robinson, o filme conta a história de Anna, uma menina com asma, que é depressiva e muito introvertida, e acaba trocando a cidade grande pelo interior, em busca de uma qualidade de vida melhor.
E é neste cenário, mais especificamente em uma mansão abandonada, que a protagonista vive uma aventura que mudará sua vida ao lado de Marnie, uma garota misteriosa que ela conhece no local.

Clannad e Clannad: After Story
Dois animes que inicialmente chamam pouca atenção: a história parece um grande clichê colegial, com relacionamentos, piadinhas e tudo mais. Entretanto, ao longo da história, Clannad faz o expectador mergulhar de cabeça na profundidade de cada personagem.
Seja a depressão escondida atrás de sorrisos, dramas familiares ou feridas do passado e os problemas cotidianos, tudo é muito bem trabalhado e mostra a força que os relacionamentos possuem para ajudar a superar tudo isso.
Mas não se engane: Clannad é um verdadeiro triturador de corações, talvez o maior deles. Portanto, ao embarcar nesta jornada junto dos personagens Tomoyo e Nagisa, esteja preparado.

Angel Beats!
Angel Beats! repete um pouco da estrutura de Clannad: personagens no ensino médio, diversas cenas engraçadas e tudo mais. A questão é que isso acontece em uma escola que, na verdade, ensina às almas das pessoas que já morreram a seguirem seu caminho.
E é aí que a profundidade dos personagens são exploradas ao extremo, já que se trata de uma vida inteira (incluindo a morte) de cada um.
A trama é sobre um grupo, liderado por Yuri, que recruta o protagonista Otonashi para que, juntos, desafiem o próprio Deus, motivados por questionamentos sobre o sofrimento das pessoas em vida.
A vantagem e desvantagem de Angel Beats! é sua duração: 13 episódios. Muito bom para quem precisa de uma válvula de escape e colocar algumas lágrimas pra fora, mas não tão bom para aqueles que se apaixonaram pelo anime e esperam uma continuação.

Your Lie In April (Shigatsu wa Kimi no Uso)
A delicadeza deste anime, seja nos traços ou em sua cadência, é simplesmente incrível, o que intensifica ainda mais os sentimentos daqueles que o assistem e o prepara para o que está por vir. Ou seja, litros de lágrimas derramadas.
O anime aborda o trauma do jovem pianista Arima, que não consegue mais tocar ou ouvir seu instrumento, após o falecimento de sua mãe e professora. Mas tudo muda ao encontrar a violinista Miyazono, que, lentamente, vai reintroduzindo o rapaz à música.
Your Lie In April é profundo ao lidar com doenças, sejam elas físicas ou mentais, e também aborda questões de relacionamento entre as pessoas.

Cinco Centímetros Por Segundo (Byousoku 5 Centimeter)
Mais um da lista que mexe diretamente as memórias afetivas. O anime de Makoto Shinkai (Your Name) aborda as separações da vida, quando as pessoas tomam rumos diferentes, e amizades que antes pareciam inseparáveis, se tornam apenas uma lembrança.
O filme narra a história de Takaki e Akari — que se muda para outra cidade — e mostra o desafio do casal de amigos em se manterem próximos, mesmo com a distância, após quase perderem completamente o contato.
Cinco Centímetros Por Segundo com certeza vai apertar com força o seu coração.