5 dicas de animes para quem quer começar

Fernando Giovanetti  - 06 de maio 2021 ás 14h15

Os animes, atualmente, são parte fundamental da cultura pop. Sendo assim, é comum esbarrar em memes, notícias, vídeos e ser afetado pelo hype que diversos títulos causam, tanto na internet quanto nos papos entre amigos.

Mas para quem não está acostumado a consumir este tipo de conteúdo, pode ser difícil descobrir por onde começar, já que atualmente existem milhares de títulos consagrados e estilos (ou demografia) diferentes.

Por isso, veja abaixo a lista dos 5 animes para quem quer começar a assistir:

5 dicas de animes para quem quer começar
Fonte: Reprodução

Naruto

O personagem que dá o nome ao anime é um jovem ninja que sonha em se tornar Hokage – o líder máximo de sua aldeia. Estes assentamentos operam como se fossem a força militar dos países em que estão inseridos, formando novos guerreiros e os designando para missões.

Naruto apresenta personagens com profundidade psicológica e uma história riquíssima entre acontecimentos do presente e do passado, e provoca no espectador um envolvimento com aquele universo como um todo, e não apenas no recorte em que vivem os personagens.

Recheado de lutas épicas, o anime mostra a jornada do protagonista junto de seus amigos, como Sasuke, Sakura e o professor Kakashi em um mundo cercado de conflitos.

Estas características são parte do estilo de anime conhecido como Shounen, que explora a jornada do herói e leva conceitos como amizade, lealdade, coragem, momentos de humor e a luta do bem contra o mal. Geralmente, a produção é idealizada para jovens adolescentes.

Naruto é atualmente uma das franquias de maior sucesso no mundo. E além dos animes e mangás, conta com diversos produtos e acessórios, como camisetas, bandanas, patches, meias, capas, entre outros. No Brasil, a Píticas oferece uma coleção completa, licenciada, de todos estes artigos.

5 dicas de animes para quem quer começar
Fonte: Reprodução

Sakura Card Captors

Sakura Kinomoto é uma jovem comum que tem uma vida normal. Até que um dia, ao abrir um livro na biblioteca de seu pai, acidentalmente liberta algumas cartas mágicas que colocam toda sua cidade em risco. Sendo assim, a jovem é incumbida de capturá-las novamente.

O anime aborda com muita sensibilidade as relações entre os personagens, seja de amizade, familiar ou afetiva, incluindo a relação entre pessoas do mesmo gênero. Não se prendendo somente às batalhas e à jornada do herói.

A história toda é muito bem amarrada, com um final contundente e que não deixa pontas soltas ou dúvidas aos espectadores, sendo bem-aceito pela grande maioria do público.

Cheio de momentos fofos e divertidos, Sakura Card Captors (ou Cardcaptor Sakura, no original) é, sem dúvida, uma das principais referências do gênero Shoujo, um estilo que aborda o desenvolvimento feminino e é pensado para garotas adolescentes.

Fonte: Reprodução

Berserk

Um clássico é um clássico! Embora haja controvérsias sobre a adaptação para as telas e uma ordem de lançamento um pouco confusa, Berserk é uma obra importante demais para ficar de fora, principalmente quando se trata de um Seinen para quem está começando.

Este gênero é voltado ao público adulto e aborda temas mais complexos. No caso de Berserk, eles são, principalmente, sobre moralidade traição, acompanhados de muita violência explicita.

A história se passa em universo fantástico, com elementos medievais e sombrios, chamado Midland, onde o protagonista Guts e seus amigos Casca e Griffith buscam se vingar dos demônios, conhecidos como “apóstolos”.

Fonte: Reprodução

Paradise Kiss

Assim como a maioria dos estudantes no fim do ensino médio, Yukari Hayasaka não faz a menor ideia do que fazer ao terminar a escola. Mas eis que tudo muda quando ela encontra um grupo de estilistas que a convidam para ser modelo.

A história se passa no universo da moda e é repleto de personagens excêntricos e divertidos, mas, sobretudo, que batalham muito por seus objetivos e acabam inspirando a protagonista a correr atrás de seus sonhos e se conhecer melhor.

É uma história madura e pensada, inicialmente, para o público feminino adulto, como é peculiar dos animes Josei. Mas engana-se quem acredita que a obra é exclusiva para este perfil.

5 dicas de animes para quem quer começar
Fonte: Reprodução

Hamtaro

Voltado ao público infantil, Hamtaro é um pequeno hamster que vive com sua dona, Laura, e faz parte do clube dos Ham-Hams, entre eles Fofuxo e Pashmina.

Juntos, os bichinhos vivem diversas aventuras fora de suas gaiolas para ajudar suas donas utilizando o “poder Ham Ham”, que é basicamente uma ação coletiva de todos os hamsters.

Como o anime é voltado ao público infantil, sendo categorizado como Kodomo, Hamtaro foi responsável por dobrar as vendas de hamsters no Japão quando foi lançado. E o motivo é claro: é muita fofura em um só anime e se tornou uma febre rapidamente!


Estes são apenas alguns dos principais exemplos de cada gênero para quem está começando. Dê uma chance a estas portas de entrada e, quem sabe, você não encontrará uma nova paixão nos animes?