5 animes do otaku avançado

Fernando Giovanetti  - 06 de maio 2021 ás 16h17

Apesar de ser um produto de nicho bem específico, muitos animes são bem populares mesmo para quem não é um grande fã do estilo. A maioria deles são os clássicos que passaram na TV aberta durante a infância e por isso mantém uma audiência que vai além do universo otaku.

Mas, ao longo do tempo, os verdadeiros fãs de anime acabaram adotando seus próprios clássicos, fora do convencional, e passaram a buscar novos títulos, com o mesmo padrão — ou até melhor do que os “famosinhos”.

Na lista abaixo, dos 5 animes do otaku avançado, você poderá conferir alguns títulos que separam os fãs iniciantes e os experientes.

Fonte: Divulgação

Neon Genesis Evangelion

Uma obra-prima lançada em 1995 que nunca esteve na TV aberta e, por consequência, não conta com uma audiência que se compara aos animes mais populares. Entretanto, Evangelion está longe de ser desconhecido. Tanto que, desde 2019, o anime está disponível no catálogo da Netflix, com nova dublagem e imagem restaurada.

Com um dos melhores desenvolvimentos de personagens da história dos desenhos japoneses e uma narrativa extremamente tensa e dramática, Evangelion é, com certeza, um anime que está no coração dos otakus mais inveterados.

Fonte: Reprodução

Hunter x Hunter (2011)

A regra é clara: se é feito por Yoshihiro Togashi, com certeza é bom! O anime, irmão mais novo de Yu Yu Hakusho, também não pegou carona com o “boom” dos animes dos anos 90. Desta forma, é preciso um pouco mais de interesse no estilo para se chegar a esta obra.

O primeiro anime de Hunter x Hunter foi produzido em 1999, e chegou a ser exibido na RedeTV, em 2006. Mas foi em 2011 que ganhou sua versão definitiva, com direção, animação e trilha sonoras impecáveis.

Com sua forma peculiar de contar histórias, repletas de arcos completamente diferentes mas que se encerram muito bem e se encaixam perfeitamente, Hunter x Hunter sem dúvida é uma das obras preferidas dos aficionados por animes.

Fonte: Reprodução

Cowboy Bebop

Ainda no fim dos anos 1990, foi lançado, sem muito sucesso no Japão, o anime Cowboy Bebop. O anime tem uma trajetória bastante interessante, já que acabou virando febre somente quando chegou aos Estados Unidos, onde ganhou status de clássico.

Inclusive, já foi homenageado por outras obras americanas, como “O Incrível Mundo de Gumball” e “Apenas um Show”, e em breve se tornará live-action pela Netflix.

Já no Brasil, o anime sofreu com uma má distribuição, o que fez com que os otakus tivessem de se esforçar ainda mais para assistir aos episódios. Desta forma, Cowboy Bebop ser um sucesso entre os otakus brasileiros só reforça a qualidade da obra.

Misturando ficção científica e faroeste, Cowboy Bebop não conta com uma grande complexidade no seu enredo, mas a narrativa, cadência, trilha sonora e deliciosas batalhas de naves espaciais é, sem dúvida, um grande diferencial em relação aos demais.

Fonte: Reprodução

Attack on Titan

Embora o mangá tenha sido concluído recentemente, o anime de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin, no original) só terá uma conclusão no próximo ano. Sendo assim, a obra pode ser considerada uma das grandes revelações dos últimos tempos e ganhou a atenção dos otakus mundo afora.

Quem sabe apreciar uma boa obra, encontra em Attack on Titan aquela expectativa gostosa de quando se acompanha uma história nova sabendo que a jornada, com certeza, valerá a pena.

O anime trouxe mais qualidade para a arte e o design do mangá, conta com uma trilha sonora marcante, principalmente a abertura, e consegue manter o mistério, a profundidade dos personagens, as cenas de impacto cheias de emoções e as reviravoltas da obra original.

Fonte: Reprodução

Demon Slayer

Outro opção que está em alta na comunidade otaku é Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba, no Japão). Mesmo sendo uma grande promessa, já que o público ainda aguarda o lançamento da segunda temporada, o anime já é tema de grandes debates entre os fãs.

Além de ser o vencedor do Anime Awards 2020, realizada pela Crunchyroll, principal plataforma de streaming de animes, o mangá é sucesso de vendas.

Até aqui, Demon Slayer vem com o combo impecável: animação, enredo, profundidade dos personagens e trilha sonora de tirar o fôlego. Portanto, não é só um anime que está na lista dos otakus avançados, mas também será uma grande porta de entrada para novos fãs.