16 mães que marcaram o universo geek

Tiago Minervino  - 09 de maio 2021 ás 11h52

Todo mês de maio é celebrado o Dia das Mães. E estas mulheres merecem todo o amor e atenção do mundo, não apenas nesse dia simbólico, mas em todos os momentos e ocasiões. Afinal, como amor de mãe não há igual. E para celebrar essa data tão especial, preparamos uma lista com as 16 mães mais especiais e queridas do entretenimento. Confira:

Fonte: Reprodução

Shmi Skywalker (Star Wars)

Personagem do clássico Star Wars, Shmi Skywalker se tornou escrava humana no planeta Tatooine e deu à luz ao filho, Anakin Skywalker, de maneira inumana. Levando uma vida de escravidão, ela encontra alegria ao ver o filho ganhar a liberdade com a ajuda do Mestre Jedi Qui-Gon Jinn.

Tempos depois, Shmi consegue liberdade ao casar com Cliegg Lars, mas volta a ser sequestrada, agora por Incursores Tusken. Agora um Jedi formado, seu filho, Anakin, desobedece as ordens do Mestre Yoda e parte em busca do resgate da mãe. No entanto, ela acaba morrendo nos braços do filho e esse episódio é determinante para que ele parta para o lado maléfico da força, e se transforme em um dos vilões mais icônicos de todos os tempos do cinema: Darth Vader.

Padmé Amidala (Star Wars)

Outra mãe famosa da saga de Guerra Nas Estrelas, Amidala é mãe de Luke Skywalker e Leia Organa. Além disso, ela foi rainha e senadora de Naboo. Teve forte influência na construção da Aliança Rebelde, que anos depois passaria a ser comandada por sua filha.

Leia Organa (Star Wars)

A general e princesa, uma das protagonistas da franquia criada por George Lucas, era também uma mãe que ficou com o coração dolorido ao ver seu filho, Ben Solo, que se tornaria o sith Kylo Ren, se unir ao lado maléfico da força.

Freya (God of War)

Um dos games mais famosos do mundo, God of War apresenta ao público Freya, ex-esposa de Odin. Deusa do amor, da fraternidade e do matrimônio, no game ela tem uma visão de que seu filho, Baldur, seria morto. Para evitar que isso acontecesse, ela deixa seu amor maternal ser mais forte e lança um feitiço sobre o próprio filho, tornando-o indestrutível. Entretanto, por causa do encantamento, Baldur se torna uma pessoa fria e incapaz de nutrir sentimento pelas pessoas.

Na trama, Freya precisa lidar com a rejeição do filho, mas seu amor por ele continua o mesmo. Como forma de proteger a prole, ela ajuda Kratos e faz com que o deus da guerra seja mais empático o filho, Atreus.

Fonte: Reprodução

Tia May (Homem-Aranha)

A prova de que para ser mãe e nutrir amor maternal por outro não precisa necessariamente ter concebido de forma biológica, a Tia May sempre foi um dos pilares para guiar Peter Parker em sua jornada de amadurecimento.

Lílian Potter (Harry Potter)

Mãe do icônico personagem Harry, da franquia de bruxos criada por J.K. Rowlling, Lílian Potter é um exemplo de força e coragem. Ela protegeu seu filho das forças do mal, representado pelo vilão Voldemort, e são suas poucas lembranças que dão a Harry a força necessária para enfrentar o Senhor das Trevas.

Dana Katherine Scully (Arquivo X)

Escolhida para desacreditar uma investigação do FBI sobre a possibilidade de vida extraterrestre, Dana passa a acreditar que existe, sim, vida além da Terra após vivenciar experiências alienígenas e ser ela mesma portadora de DNA alienígena.

A personagem descobre-se misteriosamente grávida e dá à luz William, um bebê com habilidades especiais. Para proteger o filho das garras de conspiradores, ela o entrega para adoção, até que, anos depois, ela começa a ter visões do futuro envolvendo William e o fim da humanidade, e busca formas de salvar o rapaz.

Marge (Os Simpsons)

Matriarca da confusa e nada convencional família principal de Os Simpsons, Marge, mãe de Lisa, Bart e Maggie, ela precisou abdicar de suas aspirações pessoais após se descobrir grávida e, desde então, dedicou sua vida à maternidade.

16 mães que marcaram o universo geek
Fonte: Reprodução

Martha Kent (Superman)

Por trás de todo o poder do ser mais poderoso do universo, existe uma grande mulher: Martha Kent. Apesar de não ser a mãe biológica do Homem de Aço, é ela quem sempre esteve ao lado do herói, mesmo sabendo que o filho veio do espaço.

Helena Pêra (Os Incríveis)

Super-heroína, a mulher elástica não mede esforços quando o assunto é defender seus filhos e está sempre pronta para lutar contra os inimigos.

Rainha Elinor (Valente)

Filme da Disney que aborda, entre outros, a relação de desejos divergentes entre mãe e filha, Valente presenteia o público com a bravura de Merida, uma jovem que deseja ser livre e independente. Por outro lado, sua mãe quer que a filha case e dê continuidade à tradição.

Ao longo do filme, Valente transforma a própria mãe em uma ursa, mas consegue ajudá-la a voltar a forma original, e, a partir de então, a relação entre mãe e filha se torna mais empática e cordial.

Fonte: Reprodução

Rochelle (Todo Mundo Odeia o Chris)

Icônica personagem do seriado americano Todo Mundo Odeia o Chris, Rochelle é uma sensação mundial, sobretudo no Brasil. A mãe com estilo durão caiu nas graças dos brasileiros por seu estilo pouco delicado de lidar com os três filhos: Chris, Drew e Tonya, mas sempre agindo de maneira a pensar no melhor para os herdeiros.

Como toda mãe, Rochello sacrifica a própria vida para cuidar dos filhos e, embora tenha orgulho do marido funcional, que tem dois trabalhos ao mesmo tempo, ela também não hesita em colocar a mão no batente para ajudar no sustento da família.

Mary Cooper (The Big Bang Theory)

A matriarca do gênio nerd Sheldon Cooper, Mary é a única pessoa capaz de controlar os ímpetos e loucuras do filho, sobrevivendo às experiências nucleares que Sheldon fazia na infância.

16 mães que marcaram o universo geek
Fonte: Reprodução

Amanda Grayson (Star Trek)

Na série, a personagem casa com o embaixador vulcano Sarek e dá à luz a um filho mestiço, o querido Spock.

Sarah Connor (O Exterminador do Futuro)

Sarah é do tipo de mãe que não mede esforços para ajudar o filho. No filme, ela é capaz de tudo para salvar John Connor, a única esperança de sobrevivência da humanidade e, para tanto, ela luta contra os ciborgues do futuro.

Dona Florinda (Chaves)

Uma das personagens mais memoráveis e que, sem dúvidas, marcou toda uma geração de brasileiros, a moradora da famosa vila merece destaque nesta lista. Dona Florinda, de Chaves, precisou criar sozinha seu filho Quico após a morte do marido, Frederico Mátalas. Sempre zelosa em relação ao filho, ela não mede esforços para proteger Quico.