16 detalhes e curiosidades sobre Harry Potter

Tiago Minervino  - 14 de maio 2021 ás 11h44

Um dos maiores fenômenos de bilheterias do século 21, os filmes da franquia Harry Potter, adaptação para os cinemas a partir das obras escritas pela autora britânica J. K. Rowling, sobre a vida do bruxo que vai estudar magia em Hogwarts, continuam sendo um fenômeno anos após o lançamento do último longa da série. Não por acaso sua criadora se tornou a primeira escritora em todo o mundo a ficar bilionária, apenas com as vendas dos livros e dos direitos autorais.

Os números da franquia, aliás, falam por si só: ao todo, os livros de Harry Potter já ultrapassaram a incrível marca de 500 milhões de cópias vendidas, além de já terem sido traduzidos para 80 idiomas, o Brasil incluso.

Nas telonas, os feitos são semelhantes: Todos os filmes da saga estão na lista de 50 maiores bilheterias de todos os tempos. A título de comparação, a produção que menos arrecadou, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004), lucrou US$ 90 milhões a mais que Lua Nova (2009), o filme mais bem-sucedido da franquia “Crepúsculo”.

E com um total de oito longas lançados entre 2001 e 2011, talvez você, caro leitor, tenha deixado passar despercebido alguns detalhes. Abaixo, confira uma lista com algumas curiosidades do universo criado por Rowling.

Fonte: Reprodução

Atendendo chantagem pedido da neta

O ator Richard Harris aceitou interpretar Dumbledore após um pedido de sua neta, que disse ao avô que, caso ele não aceitasse o papel, nunca mais falaria com ele.

Direto da Rússia

Sabe as tatuagens do Sirius Black? Elas foram inspiradas nas tattoos usadas por gangues em prisões russas e servem para identificar pessoas que devem ser temidas e respeitadas.

Deu ruim

Durante a filmagem da sequência “Câmara Secreta”, um surto de piolho pegou o elenco infantil da obra.

Fonte: Reprodução

No terceiro deu certo

O ator Tom Felton chegou a fazer testes para interpretar Harry e Ron, mas acabou escolhido para dar vida a Draco Malfoy.

“Magia”

Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, quando Arthur Wesley usa a cabine telefônica para ir ao Ministério da Magia, ele digita os números 6-2-4-4-2. Curiosamente, as letras abaixo desses dígitos formam, na sequência em que são discados, a palavra “magic”, que, no português, significa “magia”.

A inspiração de Snape

J.K. Rowling já revelou que ela finalizou o último livro da franquia anos antes do lançamento da primeira edição de sua história. As inspirações para a composição de alguns personagens, inclusive, são de pessoas que fizeram parte da vida da autora, a exemplo de Snape. O professor de Hogwarts foi inspirado em um educador de química da britânica.

A jogadora de quadribol Gina

A bem da verdade, Gina tem mais destaque nos livros do que nos filmes. Entretanto, a personagem merecia mais por suas habilidades no quadribol. Ela, inclusive, foi a grande responsável por uma vitória da Grifinória durante uma partida do esporte bruxo.

Elogiada por Stephen King

Um dos autores cujos livros mais foram adaptados para as telonas ou para a TV, King se rendeu à escrita de Rowling e fez questão de elogiar a colega. Em um artigo publicado na Entertainment Weekly, ele elogiou a obra e classificou a professora Dolores Umbridge como “a melhor vilã desde Hannibal Lecter”, o canibal interpretado por Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes (1991).

Não a Michael Jackson

Quem teria coragem de dizer não ao rei do pop, Michael Jackson? Sim, Rowling. O astro da música queria fazer um musical inspirado na série, mas a escritora recusou o projeto.

Fonte: Reprodução

Teoria sobre “As Relíquias da Morte”

No filme, quando os Dursley, tios de Harry, presenteiam o jovem com um palito de dentes, um lenço de papel e uma moeda, esses objetos simbolizariam, na verdade, as Relíquias da Morte. Pelo menos é o que diz uma teoria postada por fãs no Reddit.

O Espelho de Ojesed

Em Pedra Filosofal, o Espelho de Ojesed traz uma mensagem escrita de trás para frente que quer dizer “não mostro seu rosto, mas o desejo em seu coração”.

Inspirada por Jane Austen

Madame Norra, gata de estimação do zelador Filnch, recebeu esse nome graças ao livro Mansfield Park, da escritora Jane Austen.

Fonte: Reprodução

O significado de Voldemort

O icônico vilão de Harry Potter entrou para o panteão de maiores antagonistas de todos os tempos do cinema. O nome do Lorde das Trevas, aliás, tem origem francesa: “vol de mort“, que significa “voo da morte”.

Se vira nos 30

Durante testes para a escolha do intérprete Ron Weasley, o ator Rupert Grint se vestiu como sua professora de teatro e fez até um rap sobre o personagem.

O verdadeiro significado

Um dos pilares da história do bruxo mais famoso do cinema é a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, cujo lema, “Draco dormiens nunquam titillandus“, significa “nunca cutuque um dragão que estiver dormindo”.

Fonte: Reprodução

Exigência do diretor

Antes de começarem a gravar Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o diretor do longa, Alfonso Cuarón, pediu aos três atores principais da história — Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint —, que escrevessem um texto sobre seus personagens.

Fazendo jus à Hermione, Watson escreveu 16 páginas sobre a bruxa, enquanto Radcliffe foi bem mais sucinto e entregou apenas uma página. Já Grint ignorou o pedido do diretor.


Quer mais? Confira nosso artigo sobre a trajetória de J. K. Rowling e sua mais famosa obra.