12 jogos que marcaram os anos 90

Tiago Minervino  - 12 de maio 2021 ás 13h12

Os jogos eletrônicos continuam em constante expansão graças ao desenvolvimento da tecnologia que faz surgir a todo momento novidades, seja no design dos jogos ou mesmo na qualidade dos aparelhos.

Longe de todas essas pompas de hoje em dia, os games dos anos 1990 tinham gráficos pouco desenvolvidos e cartuchos que precisavam ser assoprados para melhorar o desempenho (pelo menos a gente achava que sim), mas também eram cheios de aventuras, lutas, corridas e boas histórias.

Super Nintendo, Nintendo 64, Sega Saturno e PlayStation eram o que de melhor e mais moderno estavam à disposição na época. E quem não possuía equipamento próprio, recorria a algum conhecido ou ia para espaços de aluguel para jogar.

Em clima nostálgico, separamos alguns dos principais games da década de 90. Confira:

12 jogos que marcaram os anos 90
Fonte: Reprodução

Super Mario World (Super Nintendo)

Lançado em 1990, sem dúvidas foi um marco, tanto para a Nintendo quanto para os aficionados por jogos eletrônicos. O título se destacou por vários motivos, entre eles o visual e a trilha sonora. Com nove mundos e dezenas de saídas para alcançar o objetivo: encontrar e resgatar a princesa raptada por Bowser.

12 jogos que marcaram os anos 90
Fonte: Reprodução

Pokemon Red e Blue (Game Boy)

Lançado em 1996, o RPG, que também virou animação de sucesso para a TV, conquistou igualmente seu espaço nos jogos eletrônicos. Pokémon Red e Blue foram os primeiros jogos da saga no ocidente, e se destacaram, na época, por ser divido em duas versões, cada uma com monstrinhos diferentes.

Fonte: Reprodução

Street Fighter II: The World Warrior (Arcade, Mega Drive, Super Nintendo)

Grande sucesso da década de 1990, Street Fighter II conquistou uma legião de fãs graças a sua jogabilidade revolucionária, que definiu o gênero e influenciou praticamente todos os jogos de luta que vieram depois.

12 jogos que marcaram os anos 90
Fonte: Reprodução

Sonic The Hedgehog (Mega Drive)

Outro clássico daquela época, o game da Sega virou um fenômeno e, ainda hoje, é bastante apreciado pelos gamers. Feito para concorrer com o Mario, da Nintendo, o ouriço azul se destacava por sua alta velocidade.

Fonte: Reprodução

Resident Evil (PlayStation, Sega Saturn)

Um marco de seu tempo, o game foi responsável por popularizar o estilo conhecido como horror de sobrevivência, inspirando muitos dos títulos que vieram depois para concorrer com este clássico da Capcom.

Fonte: Reprodução

Mortal Kombat (Arcade, Mega Drive, Super Nintendo)

Mais um grande clássico, Mortal Kombat marcou toda uma geração de gamers. Feito especialmente para os aficionados por jogos de luta, a produção tinha personagens icônicos, como Scorpion e Sub-Zero. O título também fez polêmica na época, por sua violência explícita.

Fonte: Reprodução

European Championship 1992 (DOS)

Especial para os amantes de futebol, European Championship 1992 foi o precursor de franquias como Pro Evolution Soccer e Fifa. O jogo focava nos clássicos entre as seleções da Europa: Suécia, Bélgica, República Tcheca, França, Iugoslávia, Holanda, Polônia e Rússia.

Fonte: Reprodução

Super Bomberman (Super Nintendo)

Mais um clássico, o jogo lançado em 1993, para Super Nintendo, popularizou a franquia, que consistia num duelo de bombas em labirintos. Também era um dos poucos títulos para console a permitir jogar com até quatro pessoas ao mesmo tempo.

Fonte: Reprodução

Daytona USA (Arcade, Sega Saturn)

Nos fliperamas, o jogo dava a sensação de que o gamer estava dirigindo um carro mesmo, com volante, câmbio e pedais. Em casa, a experiência era mais humilde, mas ainda assim, um fenômeno.

Fonte: Reprodução

Silent Hill (PlayStation)

Mais um game de terror que fez bastante sucesso na última década do século 20, Silent Hill era um thriller psicológico viciante que bateu de frente com Resident Evil.

Fonte: Reprodução

Tomb Raider (DOS, PlayStation, Sega Saturn)

Alerta de clássico: Tomb Raider nos deu uma protagonista feminina quando isso ainda era pouco comum. Em 2006, o Guinness Book classificou Lara Croft como “a Melhor Aventureira Heroína do Mundo de videogame”.

Fonte: Reprodução

Final Fantasy VII (PlayStation)

O primeiro jogo da franquia 3D, o jogo revolucionou com cenas cinematográficas empolgantes, história complexa e envolvente e personagens carismáticos. Não é à toa que o título é cultuado mesmos nos dias atiaos e até recebeu um remake em 2020.