12 easter eggs em Viúva Negra

Livia Jurkowitsch  - 23 de julho 2021 ás 12h00

O filme da Viúva Negra finalmente está entre nós e, como todo bom filme da Marvel, está cheio de referências e easter eggs. Então se prepare para ver quantos deles você notou, lembrando sempre que vamos lidar com spoilers, então se você não viu o filme, melhor voltar depois.

Caçadores de aventura

Fonte: Reprodução/Marvel

Como um bom filme da Disney, nada mais justo que a produtora fazer referências às suas próprias produções. Logo no começo, quando vemos a família de Natasha e Yelena em casa, é possível ver a abertura de Ducktales na TV, um desenho muito assistido na época em que a trama se passa, para reforçar que eles eram nada mais que uma tradicional família americana (só que não, né).

Lembra de Budapeste?

Fonte: Reprodução/Marvel

Finalmente entendemos o que aconteceu em Budapeste! Uma das missões mais citadas por Viúva Negra e o Gavião Arqueiro, que foi uma das primeiras tentativas de Natasha assassinar o General Dreykov, o criador da Sala Vermelha. O evento levou à morte da filha do vilão, o que acaba se tornando um trauma para Natasha.

Clássicos nunca morrem

Fonte: Reprodução/Marvel

Os créditos iniciais do filme, além de terem uma versão muito legal de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, interpretada por Malia J, também foi muito inspirada nas aberturas de 007. Essa referência é bem clara, porém com imagens do passado de Natasha e da Sala Vermelha.

Thunderbolt Ross

Fonte: Reprodução/Marvel

No filme, podemos ver o General Thaddeus Ross indo atrás de Natasha, que estava foragida depois dos eventos de Capitão América: Guerra Civil, quando ela traiu a equipe do Homem de Ferro e foi viver em exílio. Então se você achou que conhecia esse bigode de algum lugar, não estava errado, já que o personagem está desde o início do MCU e foi o antagonista de O Incrível Hulk (2008).

Soldado Invernal

Fonte: Reprodução/Marvel

Quando ainda estava sob o controle da Sala Vermelha, durante um combate, Yelena usa movimentos muito mais agressivos que já vimos Natasha usando e, em determinado momento, ela replica alguns dos movimentos de faca mais famosos do Soldado Invernal. Esse estilo de luta faz todo sentido se pensarmos que, nos quadrinhos, Bucky Barnes já foi um instrutor da Sala Vermelha.

O que é seu, é meu

Fonte: Reprodução/Marvel

Durante o treinamento do vilão Treinador (Taskmaster, em inglês), ele aparece vendo uma filmagem de alguns Vingadores lutando na Guerra Civil, estudando os movimentos de cada um, já que sua principal habilidade é replicar as formas de luta. Mais tarde, podemos vê-lo usando movimentos do Capitão América, Homem-Aranha, Pantera Negra, Gavião Arqueiro e até da própria Viúva Negra com perfeição.

O nome é Bond, James Bond

Fonte: Reprodução/Marvel

O filme 007 Contra o Foguete da Morte também é referenciado. O longa aparece enquanto Natasha está refugiada na Noruega, em seu trailer. Uma ótima escolha, já que neste filme de James Bond, o agente investiga uma cápsula espacial usada para tentar causar um genocidio, bem similar à trama de Viúva Negra.

Pose de aterrissagem

Fonte: Reprodução/Marvel

Talvez um dos melhores easter eggs seja toda as piadas que Yelena faz sobre a famosa “pose heroica” da Viúva Negra. Cada herói tem sua aterrissagem de super-herói e com Natasha não seria diferente. Segundo a diretora, essa piada traz também uma reflexão sobre a hipersexualização das heroínas e da própria Viúva Negra em suas primeiras aparições no MCU. Yelena inclusive tenta refazer a pose em uma cena, mas claramente não combina com ela.

Muitos bolsos

Fonte: Reprodução/Marvel

O colete que gerou tanta discussão durante o filme já tinha sido mostrado antes. Sim, é o mesmo colete que Natasha usa em Vingadores: Guerra Infinita, mas até então não sabíamos que tinha sido um presente de Yelena.

Dama de Ferro

Fonte: Reprodução/Marvel

Depois do resgate do Guardião Vermelho, Yelena, Natasha e Alexei vão ao encontro da “mãe” da família, Melina Vostokoff. Em um momento, ao fundo é possível ver uma máscara pendurada na parede, o que revela que, no passado, ela era a Dama de Ferro, que, nas HQs, era uma vilã da Viúva Negra, com um traje tecnológico e uma máscara prateada.

Tatuagem

Fonte: Reprodução/Marvel

Alexei era um cara de muitas tatuagens, mas duas chamam muita atenção: o nome de suas “filhas” no ombro direito e o nome de Karl Marx nos dedos.

Loki

Fonte: Reprodução/Marvel

No primeiro filme de Vingadores, Loki, que está preso na jaula do Hulk, menciona para Natasha a filha de Dreykov, ou seja, já estava lá a relação da Viúva com o responsável pela Sala Vermelha.


Viúva Negra está disponível nos cinemas e no Disney+, com o Premier Access.