10 filmes clássicos da Sessão da Tarde

Denis Le Senechal Klimiuc  - 29 de junho 2021 ás 15h00

Se você é da geração que cresceu assistindo à Sessão da Tarde, programa da Rede Globo que apresenta aos já tradicionais filmes leves e (geralmente) divertidos desde 1974, com certeza vai se identificar com este listão do Pitinews.

Pois, ao definir quais são os filmes que marcaram e fizeram sucesso no famoso programa de TV, a viagem no tempo foi imediata. As tardes regadas ao lanche da vovó ou ao descanso pós-escola, seguido de um cochilo, vão voltar à sua mente nos próximos minutos de leitura.

Por outro lado, vale lembrar que a visita à Sessão da Tarde é uma viagem aos anos 1980 e 1990, então, você não vai encontrar os anêmicos filmes que preenchem lacunas da programação nos dias atuais, e que ninguém consegue se lembrar do nome.

Vamos dar uma volta pelo tempo e curtir um listão com os inesquecíveis da Sessão da Tarde?

Que tal uma viagem no tempo? Essa é a proposta deste listão, pois a intenção é te levar em um mergulho aos filmes que marcaram ao menos três gerações, as quais não necessariamente tiveram suas infâncias nos anos 1980 e 1990, mas que curtiram as obras da cultura pop daquela época.

Assim, chegou a hora de você preparar seu lanche de presunto e queijo, abastecer a jarra de Ki-Suco e colocar o moletom para relaxar no sofá. Vamos aos clássicos da Sessão da Tarde!

Fonte: Reprodução/Buena Vista Pictures

1. Três Solteirões e Um Bebê (1987)

Quando um bebê é deixado à porta do apartamento de três homens bem-sucedidos e mulherengos, o bilhete junto dele sugere que a criança precisa de um pai. O resultado é uma sucessão hilária de situações que convidam o espectador a conversar sobre obrigações domésticas na vida do homem daquela época. Hoje é mais rir para não chorar.

Fonte: Reprodução/Universal Pictures

2. Gatinhas e Gatões (1986)

Ninguém sabia lidar melhor com o crescimento e a adolescência norte-americana do que o cineasta John Hughes. Por isso, aqui ele traz uma comédia de tonalidades dramáticas a qual apresenta o dia a dia dos relacionamentos amorosos e os conflitos de interesse e de valores que eles geravam naquela época.

Fonte: Reprodução/Tri-Star Pictures

3. Olha Quem Está Falando (1989)

John Travolta ainda contava com grande popularidade como galã e, aqui, sua persona como jovem charmoso, inconsequente e sonhador cresceu, ganhando a adição da paternidade em uma das comédias mais divertidas do final dos anos 1980. Vale pela química com Kirstie Alley, outra figura constante da época.

Fonte: Reprodução/Paramount Pictures

4. Corra Que a Polícia Vem Aí (1988)

Leslie Nielsen tinha um timing cômico gigantesco e soube utilizar muito bem em sua carreira. Aqui, então, ele faz o típico policial que se envolve em situações absurdas, mas que transita de um momento a outro de sua profissão sem perceber as situações embaraçosas e hilárias que causa ao redor.

Fonte: Reprodução/New World Pictures

5. Elvira, a Rainha das Trevas (1988)

Hoje Elvira seria claramente censurado, mas o filme protagonizado por Cassandra Peterson carrega a fama de trazer popularidade ao terror trash, subgênero de filmes nem sempre tão populares. E, com uma mistura de bruxaria com a sexualização de uma figura exageradamente interpretada (propositalmente), é o tipo de filme que garante uma revisita em todo Halloween.

Fonte: Reprodução/Paramount Pictures

6. Footloose – Ritmo Louco (1984)

Kevin Bacon fez a fama neste clássico de 1984, cuja história gira em torno de uma cidade que, por conta de um acidente fatal com alguns de seus jovens, baniu a música de todos os costumes sociais locais. Acredite, se você ainda não viu, a crítica aqui tem todo o sentido, pois traz uma pauta sobre fanatismo mais atual do que parece.

Fonte: Reprodução/Warner Bros.

7. Loucademia de Polícia (1984)

Steve Guttenberg marcou a geração dos anos 1980 e 1990 por estar em tantos filmes que é difícil olhar para a Sessão da Tarde e não enxergá-lo em alguns bons filmes. Por isso, esta comédia na qual ele é o protagonista arranca riso fácil enquanto apresenta um batalhão de novos policiais em situações absurdas.

Fonte: Reprodução/Columbia Pictures

8. Os Caça-Fantasmas (1984)

O grupo de cientistas formado por Dr. Peter, Dr. Ray e Dr. Egon é demitido de uma prestigiada universidade e, em busca de dinheiro, decide investir o tempo e a tecnologia em busca de fantasmas – o que eles encontram em quantidade muito maior do que esperavam. Eis uma aventura que merece ser revisitada de tempos em tempos e que ganha fama até hoje como um clássico norte-americano.

Fonte: Reprodução/Paramount Pictures

9. Um Príncipe em Nova York (1988)

Eddie Murphy e Arsenio Hall brilham nesta comédia sobre um príncipe que vai a Nova York em busca de uma possível esposa, para voltar a Zamunda, onde seu pai, o rei, o aguarda. É claro que tudo vira de pernas para o ar e as situações embaraçosas rendem momentos icônicos ao talento de Murphy, que ainda conta com uma ótima crítica à sociedade capitalista e consumista norte-americana.

Fonte: Reprodução/Columbia Pictures

10. Conta Comigo (1996)

Baseado em conto de Stephen King, eis uma aventura deliciosamente bem contada, que emociona e revive os tempos de infância de qualquer geração, quando os amigos eram a principal razão de sair de casa. Aqui, uma aventura em busca de um possível corpo no meio do mato rende diversas metáforas sobre crescimento e como lidar com o final da infância de forma melancólica.


Seja você de qual geração for, com certeza esse mergulho nos grandes clássicos da Sessão da Tarde vai te trazer diversos momentos de pura diversão.

E mais: com histórias muito bem escritas e dirigidas (em sua maioria), eles marcaram diferentes épocas por isso: uniram qualidade à época mais gostosa da vida: a infância.